Especialista em treinamento e equipes dá dicas de
como aproveitar a oportunidade através do relacionamento com
colegas e gestores
O país, aos poucos, está se recuperando e, com
isso, a economia criou o triplo de vagas esperadas para o mês de novembro e o
que puxou esse índice, mais uma vez, foi o comércio, também devido aos empregos
temporários.
De acordo com Mohamed Gorayeb, criador de mais de
mil técnicas de vendas voltadas para o universo da perfumaria, especialista em
(fragrâncias) e autor do livro Receba Mais Sim e Menos Não pela editora Senac,
a oportunidade do momento pode render um posto de trabalho permanente. "O
trabalho temporário pode abrir as portas para infinitas possibilidades. Eu
comecei a minha carreira como freelancer. Agarrei com todas as forças a chance
de mudar a minha vida. Lembro que, a cada dia, eu dava o máximo e melhor de
mim, focava apenas em ser o melhor. Hoje, sou referência em perfumaria e só no
ano de 2017 ministrei cerca de 24 palestras por mês", destaca.
O colaborador temporário deve, segundo Mohamed,
conquistar a confiança das pessoas com quem irá trabalhar todos os dias, mas
sem ser invasivo. "Isso fará com que ganhe espaço e seja respeitado. Em
relação a empresa, ele deve conhecer quais são as regras para a adaptação ao
novo ambiente seja a melhor possível", avalia o especialista.
Entender o que o contratante espera, alinhar o
estilo de trabalho e, de tempos em tempos, pedir feedback são pontos que serão
avaliados em uma possível contratação permanente. "Pontualidade, horário,
e não apenas focar no cargo demonstram uma preocupação com o todos da
equipe", destaca Mohamed.
No caso de vendedores, além de todos os pontos
citados pelo especialista em vendas, é preciso buscar cursos e ferramentas de
negociação, fundamentais para auxiliar no dia a dia. "Infelizmente, quem
atua nesta área não tem a cultura de investir em si mesmo, principalmente quem
trabalha com produtos mais populares ou em lojas do comércio em geral, o que é
um erro. Usam recursos amadores e, se não vendem, atribuem isto ao acaso.
Mohamed explica que não há desculpas para não se
aperfeiçoar na área de vendas. "Quem não está aprendendo, está morrendo.
Sempre falo isto em meus treinamentos porque hoje há infinitas possibilidades
de estudar e as plataformas de EAD, vídeos no YouTube e até mesmo faculdades
com valores mais acessíveis conseguem atender quem não dispõe de muitos
recursos", aponta o escritor.
Assim como a equipe que já está atuando na loja,
quem acaba de chegar também recebe uma meta a ser cumprida. "Não se deve
pensar no resultado financeiro da venda enquanto estiver realizando um
atendimento. Se fizer isso, vai causar um certo agitamento na fala, falta de
foco e pode transparecer desespero e muita etapa importante pode ser deixada de
lado. E, por mais que tente mascarar, o cliente acaba sentindo isso o que
fatalmente resultará em afastamento", aponta.
Mas Mohamed reforça que o gestor também possui
papel na organização e cumprimento das metas. "Deve-se criar também um
ambiente propício e disponibilizar uma quantidade em estoque alinhado ao que se
pretende vender. O ideal para que a equipe fique mais engajada e unida é
estipular um objetivo da loja, uma super meta. Assim, quem já atingiu a quantia
necessária vai dar suporte aos demais vendedores", destaca.
O treinamento é muito bom para criar uma situação
para que o vendedor alcance essa meta, porque boa parte das empresas fazem
somente cobranças e falam frases como "Vai lá e vende! E dê o seu
melhor", como se isso bastasse. Então, por mais que um vendedor tente
alcançar a meta, segundo Gorayeb, ele não consegue porque falta informação
técnica e embasamento. "É preciso fornecer meios para viabilizar essa
conquista, munindo o profissional com treinamento e conteúdo", avalia.
Mas caso isso não ocorra, Mohamed separou algumas
dicas para ajudar nessa missão
1.Veja quanto é preciso vender no mês e conte os
dias úteis
2. Caso precise vender mil reais por dia, no dia
primeiro se vender R$ 1.200 não foque em apenas R$ 800,00 no dia 2. É preciso
sempre tentar bater a meta do dia
3. Estar sempre x% acima da meta ajuda no final do
mês a conquistar o valor esperado. Além disso, esse comportamento demonstra um
lado empreendedor do profissional.
Mohamed
Gorayeb - especialista
em vendas e atendimento, criador de mais de mil técnicas de vendas para o
mercado de varejo e autor do livro "Receba mais SIM e menos NÃO" pela
editora Senac. Atua no Mercado desde 2001, atendendo grandes empresas nacionais
e internacionais. Ministrou mais de 10 mil horas de treinamentos para marcas
como Beyonce, Calvin Klein, Dolce & Gabanna, Elizabeth Arden, Ferrari,
Burberry, Gabriela Sabatini, Gucci, Hugo Boss, Issey Miyake, Jean Paul
Gaultier, Jeniffer Lopez, Joop, Lacoste, Ted Lapidus, Antonio Banderas, Azzaro,
Carolina Herrera, Chanel, Nina Ricci, Paco Rabanne, Prada, Shakira, Thierry
Mugler, Swarovski, Avon. Nacionais, atendeu já o Boticário, Hinode, Up
Perfumes, Lacqua di Fiori, Agua de Cheiro, Ares Perfumes, Top Internacional,
Revlon entre outras. Também já atendeu e treino equipes da Net, Sebrae, Senac e
Subway. Desde maio, todos os treinamentos do especialista são certificados pela
Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) Para mais
informações, acesse - http://mohamedgorayeb.com.br/index.php,
mande e-mail para mohamed@mohamedgorayeb.com.br
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