Muita
gente quer empreender e tem várias ideias, mas inventa uma série de desculpas
para não colocá-las em prática. Por que isso acontece? Quando se trata de abrir
um negócio, tirar os planos do papel nem sempre é uma tarefa fácil, mas, se
feito da maneira correta, pode render boas experiências.
Fazer
as ideias acontecerem requer diversas considerações, porém quero elencar aqui
as que considero mais importantes:
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Avalie se você tem a solução de um problema: Se o produto ou serviço que você está disposto a
oferecer não resolve algum problema, ninguém compra. Empresas mundialmente
reconhecidas já lançaram produtos com boas propostas, mas que não foram sucesso
de vendas simplesmente porque não eram necessários para ninguém. Em casos
assim, as pessoas podem até achar sua ideia legal, mas não aderem a ela. O
primeiro passo, então, é encontrar uma ideia que resolva um problema e
transformá-la em oportunidade.
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Divida suas ideias em partes menores:
Muitas vezes, as pessoas querem fazer coisas demais. Suponhamos que alguém
queira começar um negócio que produz comida para cachorro: essa ideia pode ser
útil para muita gente. Mas, nessa situação, não adianta começar com dez sabores
diferentes. A princípio, produzir um ou dois e trabalhar para aperfeiçoá-los é
o ideal. O mesmo se aplica a diversos outros produtos e serviços.
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Faça uma pesquisa de mercado:
Antes de colocar qualquer coisa no mercado, é importante conversar com seus
potenciais consumidores e entender se eles realmente precisam desse negócio, se
têm sugestões. Assim você refina o seu produto antes mesmo de começar a fazer e
erra menos, pois já tem uma noção do que o seu consumidor precisa de verdade.
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Crie um plano de execução:
Para que as coisas aconteçam de verdade, é importante encontrar pessoas que te
ajudem e para as quais você possa delegar tarefas. Criar um protótipo mínimo e
levantar um índice de satisfação de um grupo por meio de pesquisa são, a
princípio, ações fundamentais.
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Gere tração com o público-alvo:
Isso tem a ver com “empurrar” o seu produto, pensar em estratégias para
vendê-lo. A maioria das empresas, especialmente as startups, não morre
por falta de boas ideias, mas por falta de vendas.
Ideias,
por melhores que sejam, não rendem bons resultados sem uma boa execução. Se
você quer estar à frente de um empreendimento de sucesso, prepare-se para dar o
primeiro passo.
Christian
Barbosa - maior
especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade e CEO da Triad
PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de
produtividade, colaboração e administração do tempo.
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