Envio do currículo. Triagem. Contato
Telefônico. Entrevista agendada. Tudo certo? Quase. Dados de uma pesquisa
realizada pelo aplicativo Trampapo, ferramenta para busca de emprego no setor
de bares e restaurantes da grande São Paulo, com vagas de salário em torno de
R$ 2 mil, apontam que 83% das pessoas agendadas não comparecem às entrevistas
de emprego. Alguns dos principais motivos indicados para justificar esse alto
número são: doença (39%), falta de interesse pela vaga (27%) e falta de
dinheiro para comparecer ao local da entrevista (23%).
“Claro que em caso de doença não tem
o que fazer, mas é importante tentar reagendar a ida à entrevista ou ligar
depois se desculpando, porque caso surja uma nova oportunidade na mesma
empresa, essa postura certamente será levada em consideração” pondera Anna
Telles, gerente de Trampapo.
Sobre a falta de interesse, também
vale ligar desmarcando. “Até porque vai dar a outra pessoa a oportunidade de
ocupar aquele horário e conquistar a vaga que não mais te interessa”,
complementa, lembrando que é natural, ainda mais em um momento de crise, que as
pessoas dispararem muitos currículos para diferentes vagas e empresas.
Já não ter dinheiro para se deslocar
até a entrevista é uma realidade para muitos desempregados. Com base nesse
dado, o Trampapo dá ao recrutador a possibilidade de ele bancar o valor do
transporte de candidatos que sejam de interesse da empresa.
“Pensamos nessa funcionalidade, exatamente para ajudar
aqueles que de fato têm interesse, mas não podem ir até o local, e também
pensando na empresa que muitas vezes encontra o seu profissional ideal e não
quer perder a oportunidade de falar com ele pessoalmente”, relata.
Segundo Anna, a falta de comparecimento (seja por qual
motivo for) não é uma realidade apenas para quem recruta vagas operacionais,
mas uma queixa geral do setor de recrutamento. “Mesmo com a crise, esse índice
ainda é bem alto. Do lado do candidato, como falamos, sem dúvida, justificar é
a melhor solução. Já do lado recrutador, com certeza, haverá compreensão sobre
as dificuldades do profissional”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário