quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Nutricionista lista seis passos para mudar seus hábitos alimentares e combater a obesidade



Com pequenos ajustes na sua rotina, você consegue ter uma vida mais saudável, evitando o sobrepeso


No Brasil, nos últimos dez anos, a obesidade cresceu cerca de 60% - de 11,8% para 18,9% - o que deixou a comunidade médica e a indústria alimentícia com o alerta ligado para os riscos à saúde de um peso muito acima do recomendável.
Engana-se quem acredita que para se evitar o sobrepeso sejam necessárias apenas mudanças radicais na sua rotina. Pequenas modificações nos hábitos alimentares já se tornam grandes aliadas. A nutricionista Bianca Naves listou seis estratégias práticas que auxiliam no controle de peso, e reforçam a motivação para se ter hábitos de vida saudáveis.

  1. Aumente o Fracionamento das refeições – Comer de três em três horas ou fazer de 3 a 5 refeições no dia, ajudam a controlar o nível da fome, evita comer demais nas refeições seguintes melhoraram o comportamento cognitivo e até o humor, Além disso é muito importante o praticar a alimentação com "mindfullness", termo que expressa a atenção plena no momento de comer, degustando e saboreando os alimentos pois vão auxiliar nas ativação de mecanismos de saciedade e reduzir a chance de comer além da quantidade necessária. 
  2. Aumente o consumo de fibras – Pessoas que apresentam adequado consumo de fibras apresentam menor risco no desenvolvimento de doenças do coração, pressão alta, obesidade, diabetes e câncer de cólon. O aumento na ingestão de fibras reduz os níveis de colesterol no sangue, melhora a glicemia e auxilia no controle do peso corporal. Alimentos ricos em fibras que podem fazer parte do seu dia a dia são as frutas, verduras e cereais integrais (como a aveia e outros grãos integrais).
  3. Substituir parcialmente as gorduras saturadas pelas gorduras boas (mono ou poli-insaturadas) – A substituição do tipo de gordura que você consome no dia a dia ajuda na prevenção de doenças do coração e na redução do peso. Alguns exemplos de alimentos que podem oferecer fonte de gorduras boas são: o salmão, cremes vegetais, oleaginosas, óleos vegetais (como soja, canola e girassol).
  4. Consumir alimentos com fitoesteróis – Eles auxiliam na redução da absorção do colesterol ruim e podem ser encontrados naturalmente nos vegetais e também em alguns alimentos enriquecidos como os cremes vegetais.
  5. Retirar o sal da mesa – Essa atitude super simples é uma grande aliada no combate à obesidade. Fazer o consumo de sal de forma mais consciente, provando o sabor antes de adicionar mias sal à sua comida após o preparo da mesma auxilia você a levar uma vida mais saudável e uma alimentação mais equilibrada.
  6. Realizar atividades físicas regularmente - Exercícios físicos ao menos três vezes por semana também ajudam a manter a saúde do coração em dia e auxiliam na redução de peso.


Fonte: Becel


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário