De acordo com especialistas,
o mercado gastronômico é um dos que mais sofre com a falta de preparo dos
empreendedores
Que o Brasil vem enfrentando
uma grave crise econômica, todos sabemos. E que a contenção de gastos dos
brasileiros fez muitos setores encolherem, também. Mas além da crise econômica,
a falta de conhecimento na hora de abrir o próprio negócio acaba sendo um fator
dominante no seu desempenho no mercado. Um levantamento da Associação
Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), de 2016, mostra que um a cada
seis empresários avaliam dar fim ao negócio ou repassar o ponto no ano passado.
Isso quer dizer que 150 mil estabelecimentos em todo o País podem não ter
resistido à crise e a má gestão.
Por isso, saber gerir seu negócio, ou contar com a ajuda de quem
tem experiência nisso, já faz uma grande diferença para driblar os problemas no
setor. Em Curitiba, por exemplo, o chef do Simples Assim, Guilherme De Rosso,
vem prestando consultoria para quem quer empreender na área sem prejuízos. Com
24 anos, Guilherme abriu seu próprio negócio e para não sofrer com o mercado,
já que o setor gastronômico é um dos mais difíceis e concorridos, foi logo em
busca de especializações que o ajudassem a crescer e entender melhor esse
nicho.
Hoje, com mais de cinco anos de experiência no mercado, formado em
Processos Gerenciais e cursando pós-graduação em Gestão de Projetos, o
profissional presta consultoria para bares e restaurantes que estejam
precisando daquela mãozinha para gerir seu negócio. “Vivemos um momento
delicado na economia brasileira, isso é fato, vemos bares e restaurantes
abrindo e fechando o tempo todo, mas a principal causa muitas vezes está
justamente em como o empreendedor está comandando o seu negócio. Sem um estudo
adequado e entendimento de mercado, muitos estabelecimentos que tinham
potencial acabam fechando suas portas”, comenta De Rosso.
O trabalho é realizado em parceria com o empreendedor, abordando desde
o planejamento do bar até a operação do negócio. Para De Rosso, abrir um
negócio sem qualquer planejamento é o principal erro cometido hoje. “Acredito
que os motivos para deixar o emprego e abrir o próprio negócio são os mais
variados, muitos gostam da área gastronômica e partem para esse lado, porém,
abrir um bar ou restaurante sem qualquer tipo de conhecimento é um tiro no pé e
pode levar você a fechar as portas e pouquíssimo tempo”, detalha.
Ainda
segundo a pesquisa da Abrasel, empresas que buscam auxílio e enxergam à crise
mais cedo adaptando-se, conseguem driblar os efeitos negativos. “Estabelecimentos
com tíquete médio abaixo de R$ 15 ou aqueles que elaboraram novos pratos e
promoções para adequar o cardápio ao bolso do consumidor se saíram melhor nos
últimos anos. Alguns conseguiram, até mesmo, expandir o faturamento”, completa.
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