Algumas
habilidades comportamentais são essenciais para alcançar sucesso dentro do
mundo corporativo
As
constantes mudanças socioeconômicas e o surgimento de novas tecnologias
modificaram o mercado de trabalho, principalmente em relação ao perfil do
profissional procurado pelas empresas. Hoje, vive-se em um contexto chamado de
Quarta Revolução Industrial, período de tendência à automatização, utilização
de inteligência artificial e da robótica avançada, com o objetivo de acelerar e
trazer melhores resultados para os processos e atividades gerais das
organizações.
No
entanto, a tecnologia não se sobrepõe ao contato pessoal. “A tendência é de que
haja um investimento cada vez maior em processos humanizados, e, por isso, é
preciso que o profissional invista em habilidades que fujam do caráter
operacional”, afirma Guilherme Maynard, diretor da Prepara
Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do
Brasil.
Isso
significa que apenas o conhecimento técnico não será suficiente, o profissional
deverá desenvolver também suas capacidades comportamentais para que se adapte
melhor ao atual cenário corporativo. O executivo aponta as características
essenciais que devem ser exploradas para enfrentar os novos moldes do mercado
de trabalho:
Ø Resiliência
Com
o cenário corporativo passando por grandes transições, é importante que o
profissional seja flexível e consiga encontrar soluções estratégicas para
enfrentar e superar as adversidades em seu ambiente de trabalho. “Ser capaz de
resistir à pressão em meio a uma situação de estresse e tensão é algo que
destaca o profissional”, explica Maynard.
Ø Criatividade
As
áreas criativas tendem a ser valorizadas mesmo com tanto desenvolvimento
tecnológico, já que não podem ser automatizadas. Portanto, ideias criativas e
formas inusitadas de se resolver um problema serão sempre apreciadas pelo
mercado.
Ø Inteligência
emocional
Algo
que era pouco explorado nos últimos anos agora entra como uma das mais
importantes competências profissionais. “A gestão das emoções permite que o
profissional lide com o estresse e os obstáculos do dia a dia corporativo com
tranquilidade, porém sem perder a vontade de ser bem-sucedido em suas
atividades”, comenta Maynard.
Ø Pensamento
crítico
Ter
a habilidade de se comunicar claramente, fazer questionamentos relevantes e
analisar problemas e situações por ângulos diferentes são capacidades de
extrema importância e procuradas pela maioria dos recrutadores e equipes de
Recursos Humanos.
Ø Proatividade
“Estar
sempre disposto a ajudar e ter iniciativa são grandes qualidades no meio de
trabalho. As organizações estão sempre à procura de profissionais que queiram
contribuir para a performance da empresa como um todo”, diz o diretor da Prepara
Cursos.
Ø Conhecimento
amplo
Todo
profissional deverá ter sua área de expertise, porém, o conhecimento
diversificado estimula a criatividade e a capacidade de inovação do indivíduo.
“Portanto, destacam-se no mercado de trabalho aqueles que estão atualizados
sobre acontecimentos não só de sua área, mas também sobre assuntos variados”,
conclui o executivo.
Prepara Cursos
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