Enfrentar
a crise econômica no Brasil, relativamente, não é uma função para varejistas
amadores, pois segundo estudo feito, a cada dois anos, pelo Sebrae e Fundação
Getúlio Vargas (FGV), a taxa de mortalidade das empresas aumentou devido a
atual situação do país. O levantamento aponta que uma entre três empresas
abertas em 2014 foram fechadas em 2016, sendo que o setor de serviços
representou por 25% dos fechamentos. No outro lado do balcão, observou-se
também uma retração de 12% no fluxo de clientes no varejo físico, de acordo com
o Índice Seed de Varejo (ISV) ao comparar os anos de 2015 e 2016.
Entretanto,
segundo dados do IBGE, a família brasileira passou a consumir mais, ou seja,
comprar mais produtos e serviços. E a tendência é que continuem a investir ao
longo dos próximos meses e anos. Com a oportunidade batendo na porta das
empresas, muitas acabam não aproveitando este momento, simplesmente por terem
pouco conhecimento sobre vendas.
Conheça
as principais gafes cometidas na hora de vender:
1.
Crença negativa
- Há vendedores que perdem grandes oportunidades por pré-julgarem os clientes,
achando que eles não estão dispostos a comprar tal produto. Eles deixam de
oferecer algo, ou oferecem de forma muito tímida, por acreditarem que existe
uma predisposição do interlocutor a uma resposta negativa.
2.
Insistência
excessiva-
As vendas envolvem cooperação x competição, ganho coletivo x ganho individual.
Portanto, insistir demais pode ser um "tiro no pé", pois o vendedor
passa a ser visto pelo cliente como chato.
3.
Falta de foco na
necessidade- Quando é apresentada alguma solução ou serviço, é
comum dedicar muito tempo à apresentação institucional, destacando o valor do
serviço ou produto, em vez de explicar quais benefícios irão suprir as demandas
dos clientes. A pergunta-chave para isso seria: O que você espera agregar com
este serviço, produto ou ideia?"
4.
Pouca habilidade em
negociar objeções - Quando o cliente sai em busca de um produto
ou serviço e, logo em seguida, já começa a colocar várias objeções, chegando a
duvidar da qualidade do produto, ele pode estar com dúvidas sobre o que ele
quer comprar, e se vale mesmo a pena adquirir naquele momento ou pesquisar no
concorrente. Quando as objeções são negociadas, ajudando o cliente a esclarecer
dúvidas, a conversão em vendas torna-se quase inevitável.
5.
Falta de atitude
- Em um jogo de futebol, um gol não pode acontecer se não existir um chute a
gol. É dessa forma que um processo de vendas deve se desenrolar para ser
bem-sucedido. É necessário tomar uma atitude e entrar em um comum acordo entre
as duas partes. Ser contido demais nessa hora é um erro.
6. Ambição
exagerada- Existem casos em que o vendedor tenta
"espremer" tanto o seu cliente que, no final, acaba perdendo a venda
inteira. Se o objetivo principal foi alcançado, feche o negócio. Não é preciso
vender "tudo" naquela oportunidade, pois, se uma conexão foi criada,
outras oportunidades acontecerão.
Alexandre Lacava -
Especialista em vendas, negociação e liderança, atua como palestrante e coach.
É autor do livro "7 passos para ser um líder de vendas".
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