sexta-feira, 13 de outubro de 2017

16 de outubro é o Dia Mundial do Pão. Você sabia que o estado de São Paulo é líder no consumo de pães de forma?



A região metropolitana comercializou de mais de 90 mil toneladas ao ano, revela pesquisa Kantar;
No interior do estado, este número ultrapassa 75 mil toneladas 


Para celebrar a importância de um dos alimentos mais antigos que conhecemos, comemora-se em 16 de outubro o Dia Mundial do Pão. No Brasil, as versões industrializadas têm conquistado mercado por sua praticidade e tempo maior de vida útil e já estão presentes em 73,6% dos lares do país. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o estado de São Paulo é a região que mais compra este tipo de produto. No ano de 2016 o consumo equivaleu a 37,7% do volume total nacional (440,7 mil toneladas), o que corresponde a mais de 166 mil toneladas.

A região metropolitana concentra 20,6% do total de pães industrializados consumidos no Brasil, aproximadamente 90,8 mil toneladas. Deste total, o estudo apontou que 71,7% foi de pão branco/tradicional, em segundo lugar ficou o integral, com 11,7%, seguido pelas versões com grãos, 3,52%. O interior do estado consumiu 75,3 mil toneladas, 17,1% do volume geral; 70% branco/tradicional, 13,4% integral e 4% com grãos.

A Kantar analisou durante o último ano uma mostra de 11.300 lares que retratam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. No ranking de compras do segmento apresentado pela consultoria, a Grande São Paulo apresentou maior índice, responsável por 20,6% do consumo; em seguida aparecem Sul (19,5%), Leste e interior do Rio de Janeiro (17,5%), Interior de São Paulo (17,1%), Grande Rio de Janeiro (11,4%), Norte e Nordeste (7,6%) e, por fim, Centro-Oeste (6,3%).

Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, explica que além de estar inserido em nossa cultura alimentar, especialmente no café da manhã e nos lanches da tarde, o pão é uma opção prática, saborosa e nutritiva: contém carboidratos, proteína, fibras e gorduras boas. "Com o objetivo de atender os mais diversos públicos, os fabricantes estão sempre se atualizando e inovando seus produtos. A nova geração de consumidores, que está cada vez mais informada, consciente, exigente e atenta às questões que envolvem saúde, bem-estar e praticidade, trouxe diversos desafios à indústria alimentícia. Neste cenário, especificamente os pães puderam ampliar seu espaço nas gôndolas com novas linhas voltadas às questões de saudabilidade", diz.

Ainda de acordo com a Kantar, o perfil dos maiores compradores de pão industrializado é formado por mulheres de 50 anos ou mais, pertencentes às classes socioeconômicas A/B, residentes no estado de São Paulo em lares independentes. Separados por categorias, o estudo encontrou as seguintes representações:


Branco ou tradicional - elaborado a partir de farinha de trigo, é fonte de energia rápida e contém vitaminas como ferro e ácido fólico.

Perfil: mulheres, de 30 a 39 anos, pertencentes à classe socioeconômica C, residentes no estado de São Paulo com companheiro e crianças pequenas em lares de três a quatro pessoas.


Integral - parte ou 100% da massa é composta pela farinha integral.

Perfil: mulheres, 50 anos ou mais, pertencentes à classe socioeconômica B, residentes nas regiões Norte e Nordeste em lares independentes ou divididos com mais uma pessoa.


Com grãos - possui cereais variados (de sete a 15 grãos), de diferentes combinações.

Perfil: mulheres, 50 anos ou mais, pertencentes às classes socioeconômicas A/B, residentes na região Sul em lares independentes ou divididos com mais uma pessoa.




Fonte: abimapi.com.br




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