domingo, 3 de setembro de 2017

Receitas caseiras para a pele




Se engana quem pensa que pele hidratada precisa de só de água. Os tecidos precisam de, no mínimo, 30% de gorduras, sendo 15% de saturadas e 15% de insaturadas.


Manter uma pele hidratada vai muito além da questão estética, a pele possui sua barreira de proteção natural que age impedindo a entrada de agentes nocivos em nosso organismo, ou seja, quando desidratada ela fica com fissuras que possibilitam a entrada desses. O farmacêutico homeopata Jamar Tejada, da capital paulista conta que a alimentação tem papel direto na saúde da pele “Quanto mais balanceada dieta, mais hidratada a pele será. E isso não quer dizer apenas ingerir água, que claro, tem seu papel fundamental, mas se as células não estiverem bem nutridas, com vitaminas e sais minerais, elas não conseguirão reter essa água, ou pelo contrário, irão retê-la em excesso, também desiquilibrando a integridade da mesma”, comenta o especialista.

Quando se pensa em pele hidratada, também é preciso pensar nas gorduras. As insaturadas são divididas em monoinsaturadas (“gorduras do bem”), que ajudam na redução do colesterol LDL (colesterol “ruim”) e auxiliam no controle dos triglicerídeos e do colesterol total. Também são importantes transportadores de nutrientes para dentro das células e indispensáveis na formação dos hormônios sexuais e gorduras poliinsaturadas que são os óleos essenciais, aquelas que o organismo não é capaz de produzir, mas extremamente necessárias para o organismo desempenhar diversas funções orgânicas, gorduras como o Ômega 3, o Ômega 6 e o Ômega 9 (ácido oleíco). “É importante salientar que hoje em dia nossa dieta encontra-se com alto consumo de Ômega 6, gordura encontrada nos óleos vegetais utilizada na maioria das frituras de nossos alimentos”, fala Jamar que acrescenta: “O problema maior está na gordura “trans” que é a transformação do óleo vegetal em gordura sólida que acaba com a integridade da pele”.

Uma série de fatores está associada a uma pele bonita, hidratada e equilibrada, não adianta utilizar um creme caríssimo se o organismo está em desiquilíbrio, a qualidade de sua pele vem de dentro para fora, pensando nisso outro fator que deve ser levado em consideração, aliás deve ser muito considerado, é a qualidade da flora intestinal, também chamada microbiota. “Se a microbiota não está saudável, quando os alimentos chegam no estômago e intestino os nutrientes não são adequadamente distribuídos e metabolizados, prejudicando mais uma vez a integridade da pele que é reflexo da alimentação e das emoções
 - uma pessoa feliz tem uma pele radiante”, comenta o especialista que deixa algumas dicas e receitas que podem fazem parte da rotina de quem quer uma pela saudável e viscosa.

-Mantenha uma alimentação a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos industrializados;

-Introduza probióticos a sua rotina de vida;

-Reduza ao máximo o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, pois quanto mais açúcares maior a atuação da glicação na célula, logo mais acelerado o processo de envelhecimento cutâneo;

-Sempre que fizer uso de sabonetes, retire todo o excesso, caso não o retire ele possui agentes químicos que ficarão em contato com sua pele, resultando em irritação e desidratação;

-Beber no mínimo 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de ajudar na excreção de toxinas de seu organismo, dê preferência a água alcalina;

-Evitar bebidas alcoólicas assim como qualquer outra droga;

-Limpar, tonificar e hidratar a pele no mínimo 2 vezes ao dia, mesmo quando sua pele for oleosa ela necessita de hidratação;

- Use filtro solar sempre, mesmo em dias nublados ou chuvosos;

-Sorria mais!

Receitas caseiras:



Tipo de pele
Ingredientes
Modo de Preparo
Como usar
Dicas importantes
Pele oleosa
§  Duas colheres de sopa de iogurte ( esfoliante, por conter ácido lático e hidratante)
§  Uma colher de sopa de suco de limão ou suco de abacaxi ( pela alta quantidade de vitamina C, atuando como anti radical livre, além da acidez resultar leve esfoliação)
§  Uma colher de sopa de mel ( antisséptico e hidratante)
§  Uma colher de sopa de aveia ( hidratante e levemente esfoliante)
§  Meia colher de chá  de cúrcuma. ( alta concentração de anti- radicais livres)

Misture todos os ingredientes em um recipiente

§  Lave a pele do rosto com agua morna para dilatar os poros;
§  Aplique a máscara fazendo movimentos suaves e circulares
§  Deixe agir por 10 minutos
§  Enxague com água fria (isso fechará seus poros)
§  Repita esse processo pelo menos 3 vezes na semana

Máscaras de tratamentos caseiros para pele oleosa, que possui limão ou quaisquer ingredientes muito ácidos, como abacaxi, morango ou laranja em suas fórmulas, requerem algumas precauções. Ao usar essas máscaras, não se exponha ao sol e/ou mormaço e não ultrapasse o tempo indicado á do contrario poderá ocasionar manchas.

Pele seca e Pele sensível

  • 1 xícara de coco ralado (o coco além de antisséptico por causa do ácido caprílico da sua composição, tem característica hidratante por conter vitaminas E e K , além disso o coco é construído por 55% de gorduras saturadas);
  • 1 colher de aveia na forma de farinha ou flocos. ( a aveia contem silício que atua como hidratante, além disso a aveia é altamente hidratante e calmante para a pele);
  • 1 colher de sopa de óleo de Macadâmia ou óleo de Rosa Mosqueta, que possui propriedades que nutrem profundamente a pele e ajudam a atenuar estrias, cicatrizes e rugas na pele.
§   
Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar uma pasta uniforme e passe em todas as áreas em que a pele esteja bastante seca.

Deixe agir por 15 minutos e enxague a seguir com água fria.

Pele com acne e pele sensível
·         Saquinho de chá verde (rico em polifenóis e catequinas que agem como anti- inflamatório)
·         Saquinho de camomila (contém azuleno que é um potente anti-inflamatório e antisséptico natural, além de ser calmante e hidratante)
·         Mel ( antisséptico e hidratante natural)

Prepare um chá (infusão) com meia xícara de água utilizando um saquinho de chá verde e de camomila, assim que perceber que formou uma coloração forte resultante das tinturas extraídas da planta, retire do fogo. Utilize duas colheres de sopa dessa infusão com uma colher de sopa de mel e misture.

Introduza uma bola de algodão na solução e em movimentos leves espalhe pele área afetada, deixando agir por 15 minutos. Após lavar bem.

Se estiver com a espinha inflamada, pegue esse mesmo saquinho de camomila ou chá verde que foi utilizado para a infusão e coloque no refrigerador, assim que ficar bem gelado faça com o mesmo compressa sobre a área afetada, deixando agir pelo mesmo tempo, em torno de 20 minutos. O poder anti-inflamatório das mesmas agirá diretamente sobre a inflamação acelerando o processo de cicatrização.





Jamar Tejada - Farmacêutico graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Luterana do Brasil, RS (ULBRA), Pós-Graduação em Gestão em Comunicação Estratégica Organizacional e Relações Públicas pela USP (Universidade de São Paulo), Pós-Graduação em Medicina Esportiva pela (FAPES), Pós-Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM,  Pós-Graduação em Formação para Dirigentes Industriais com Ênfase em Qualidade Total - Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-(UFRGS) e Pós-Graduação em Ciências Homeopáticas pelas Faculdades Associadas de Ciências da Saúde. Proprietário e Farmacêutico Responsável da ANJO DA GUARDA Farmácia de manipulação e homeopatia desde agosto 2008. www.tejardiando.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário