segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ranking mostra os principais entraves econômicos apontados pelos empresários franceses



Estudo da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP), realizado pela IPSOS, destaca agravamento da crise política e a incerteza eleitoral em 2018


A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP) acaba de  concluir a segunda edição da pesquisa encomendada a IPSOS com os empresários  franceses e brasileiros. O estudo traz um ranking comparativo dos principais entraves  econômicos apontados pelos investidores no comparativo de 2016 com 2017. 

Este ano,  surgem três novos obstáculos na opinião dos entrevistados: o agravamento da crise  política com 46%, a não aprovação das reformas estruturais com 30% e a incerteza  eleitoral em 2018 com 23%.

 A sondagem revela, ainda, que entre os cinco principais riscos para os negócios nos  próximos seis meses estão a desaceleração da economia em segundo lugar com 45%, a  falta de demanda com 41% e a dificuldade no repasse de preços de produtos e serviços  para o mercado com 23%. “Para a retomada dos investimentos, os empresários precisam  de previsibilidade econômica, de juros menores e de competitividade”, afirma Thierry  Fournier, presidente da CCIFB-SP.

 A pesquisa foi realizada pela empresa de pesquisa IPSOS entre os meses de junho e  julho. Mais da metade dos entrevistados atua em empresas internacionais, sendo a  grande maioria francesa. Para as empresas multinacionais participantes, o Brasil ocupa o  9ª lugar no ranking global de atratividade para investimentos e o 3º lugar na América  Latina.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário