Quanto mais o
empreendedor se comunica e transmite a essência do negócio aos funcionários maior
será o empoderamento para inovação.
Nos processos de assessoria de imprensa, por exemplo, muitos conteúdos de qualidade produzidos e divulgados estão diretamente ligados às estratégias de negócios da empresa e sobre os casos de sucesso obtidos entre clientes, porém apenas um pequeno grupo tem acesso a elas.
Se a informação estratégica não circula verticalmente, isolando continuamente a base operacional, a alimentação do senso de propósito estará sendo interrompida – às vezes intencionalmente, infelizmente. A consequência é a crescente desinformação sobre o que está acontecendo de bom e transformador (ou não) na empresa, seja com clientes ou em mudanças ou ajustes na visão de negócio – que encontra-se na cabeça do empreendedor, e às vezes, chega aos níveis de diretoria/gerência.
“Muitas vezes não há
maturidade para os funcionários acessarem e trabalharem com essas informações”
– podem afirmar empresários. Sinto dizer, mas então você ou contratou
profissionais inadequados à cultura da empresa, ou treinou e comunicou de forma
ineficiente esses “pupilos”.
Caso contrário, o turnover (índice de desligamento) vai se manter alto, dissipando conhecimentos, ou a inovação vai encontrar uma resistência monstruosa, travando qualquer tipo de modernização para acompanhar a constante (e rápida) evolução do mercado.
Se sua organização não transmite de forma contínua e eficaz informações assertivas sobre onde a empresa deseja chegar, os funcionários vão se sentir perdidos, e constantemente ávidos por um aval (aprovação) ou orientação dos donos/direção, afinal, nada (ou muito pouco) foi compartilhado com eles sobre a visão de longo prazo e mais ‘filosófica’ da empresa.
O que a sua empresa vende de verdade?
Por exemplo, quando vou cortar meus cabelos em um ambiente especializado não estou comprando apenas meus cabelos mais curtos. Compro beleza, bem-estar, confiança. Muitas vezes os donos estão tão mergulhados em processos que se esquecem de transmitir à seus funcionários o que estão vendendo de verdade.
Quando isso acontece os profissionais se perdem na real missão e propósito do negócio. Se esquecem da essência. Com o tempo os resultados são pelo menos queda de clientes e de poder competitivo. Mas calma, é possível reverter a situação!
Ninguém hoje é contratado para apertar parafuso. Essa época já passou (ainda bem!). É preciso comunicar continuamente e envolver todos de alguma maneira na co-criação de uma nova forma de comunicação. Transmitir em diferentes canais para quê tais tarefas são necessárias. Ninguém pode ser realmente feliz sem uma missão maior, um propósito motivador. E isso custa caro às organizações, que se negam a aceitar essa nova realidade.
Empodere seu funcionário a
ser uma célula sua! Faça o teste com processos de comunicação bem estruturados,
empodere seus colaboradores, e observe (meça!) os crescentes resultados. Porém
essa atitude demanda muito cuidado na seleção inicial e treinamento adequado,
para entender o real motivo da sua contratação.
Vivian
Lopes -
fundadora da V.Content, assessoria de comunicação e
marketing com foco em inovação e engajamento. Trabalha há 15 anos com
comunicação empresarial e produção de conteúdo. Está participando até
outubro/17 do projeto do NAGI – Núcleo de Gestão da Inovação, oferecido pela
incubadora Gênesis, da PUC Rio, com apoio da FINEP - Financiadora de Estudos e
Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia.
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