quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Baixa umidade: Brasília pode entrar em estado de atenção ou alerta no feriado de 7 de setembro



Especialista dá dicas para aproveitar o feriado sem comprometer a saúde em virtude da seca


O feriado desta quinta-feira, 7 de Setembro, terá umidade variando entre 70% e 20%. Com isso, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é a de que Brasília esteja em estado de atenção (umidade entre 30% e 21%) ou de alerta (entre 20% e 12%) – durante o Desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios.

Uma das preocupações dos meteorologistas é que o tempo seco e o calor intenso atrapalhem o passeio de quem pretende acompanhar a tradicional programação dedicada ao feriado, realizada no centro da capital do país. "No início da manhã a umidade estará por volta de 70%. A partir das 11h começará a baixar, chegando ao menor índice às 16h, quando deverá ficar por volta de 20%. Não acredito que baixe muito além disso. Na pior das hipóteses estaremos em estado de alerta", prevê a meteorologista do Inmet Ingrid Peixoto.

Alguns cuidados são fundamentais para curtir o dia sem comprometer a saúde, como explica o médico Jairo de Barros, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL). "Proteger-se do sol e beber água estão entre as principais recomendações. O corpo deve manter-se hidratado nesta época", ressalta.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a suspensão de atividades que exijam aglomeração de pessoas em recintos fechados, como salas de aula e até mesmo cinemas. Ambientes refrigerados não são recomendados porque o ar-condicionado retira a umidade desses recintos, prejudicando ainda mais as pessoas. Também está entre as recomendações previstas para o estado de emergência a umidificação de ambientes internos, em especial hospitais e quartos frequentados por crianças e idosos.


Confira as orientações médicas:

- Proteger-se contra o sol com o uso de filtro solar, pois perdemos muito líquido pela pele;

- Proteger os olhos com o uso de óculos de proteção UV;

- Sempre carregar uma garrafinha de água;

- Priorizar sucos naturais;

- Evitar alimentos muito gordurosos. Prefira comidas mais leves como frutas, verduras e legumes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário