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Coach Mariana Salomão dá dicas práticas para manter a sua carreira
As redes sociais estão
cada vez mais presentes na vida das pessoas, em geral. Estar conectado pode
refletir muito positivamente, aumentando e facilitando contatos importantes,
divulgando trabalhos e expondo uma boa imagem.
Apesar das inúmeras
possibilidades na rede, é preciso cuidado para não extrapolar e fazer dessa
ferramenta algo devastador para a carreira profissional. O que é publicado e
compartilhado nos perfis pode ser checado pelas empresas e possíveis
empregadores, casualmente não os agradando.
“Atualmente é
comum as empresas entrarem nos perfis de Facebook, Instagram e LinkedIn para verificar
informações, tipos de fotos postadas, rotinas, etc. Não entrando no mérito da
“ética” dessa prática, ela de fato acontece e é preciso estar preparado.”,
explica Mariana Salomão.
Uma vez que
nossa vida é extremamente exposta através das redes sociais e ao mesmo tempo
buscamos as melhores oportunidades profissionais, é importante entender que não
há mais a separação entre vida pessoal e profissional. O indivíduo é visto como
um todo e por isso as empresas analisam sim a sua vida, estando você empregado
ou em busca de emprego.
Alguns comportamentos
devem ser evitados para não causarem impressões ruins e constrangimento.
Primeiramente, deve-se saber separar contatos estritamente profissionais dos
perfis pessoais, além de prestar atenção na hora de fazer declarações
inapropriadas, polêmicas e que podem ofender alguém.
Existe uma
certa “ETIQUETA VIRTUAL” a ser seguida para garantir que sua exposição na rede
não atrapalhe sua vida profissional. Mariana lista 5 dicas chave para
transmitir uma boa imagem nas redes sociais:
1)
Fotos: Evitar fotos que mostrem
o corpo, fotos com bebidas alcoólicas (com frequência), com postura inadequada
em determinado contexto ou que possam causar uma má impressão.
2)
Declarações: Não entrar em
discussões ou fazer declarações políticas ou religiosas de maneira agressiva e
contundente, ou usar palavrões, nem fazer qualquer declaração que possa ser
interpretada como preconceituosa – Nada diferente do mundo “real”, certo?
3)
Comunicação: Sabemos que as
redes sociais às vezes são como divãs e muita gente as usa para “mandar
recados” ou desabafar. Estes comportamentos devem ser evitados, pois podem ser
interpretados como imaturidade, problemas de relacionamento interpessoal ou
falta de assertividade na comunicação. Enfim, abre muita margem para
interpretações negativas a seu respeito. Falar mal da empresa que trabalha ou
do chefe, nem pensar!
4)
Compartilhamento: Cuidado com o
que compartilha. Você será analisado pelo que posta, independente se é o autor
do post ou não.
5)
Linguagem: Sim, a rede é algo
para você se distrair ou se divertir, mas muito cuidado com o uso das palavras.
Erros de português podem demonstrar certa falta de competência e isso pode te
prejudicar.
Foge da ética a exposição
de informações confidenciais da empresa e dos relacionamentos dentro dela com
chefe e colegas. Isso pode levar, com toda certeza a uma demissão por justa
causa. As informações disponíveis no perfil devem condizer com a realidade e
discrição quanto à postagem de fotos de momentos pessoais é indispensável. “É
necessário ter bom senso e avaliar as possíveis interpretações do que se deseja
publicar, antes de fazê-lo. O uso da sensatez é importante para não disseminar
mensagens vulgares e preconceituosas. Uma atitude como essa, de fato, denegrirá
a imagem do profissional.”, explica Mariana.
Por fim, cabe ao
funcionário não abusar do uso das redes sociais durante o horário de trabalho,
pois isso pode ser mal visto, tal como erros de gramática e ortografia. A
consciência e atenção fazem a diferença, uma vez que uma ótima formação
acadêmica, especializações e fluência em idiomas não compensam uma reputação
comprometida.
“Uma vez que
você ingressa no mundo profissional, seja buscando um emprego, mantendo seu
emprego, buscando uma promoção ou até mesmo se você tem o seu negócio, não
existe mais a separação entre sua vida pessoal e profissional. Está tudo na
rede e você será analisado pelo que posta. É o seu cartão de visitas.
Lembre-se, você é o dono da sua imagem. Portanto, cuide dela!”, aconselha.
Mariana Salomão - Graduada
em Administração de Empresas pela PUCC, especializada em Gestão Estratégica de
Negócios pela UNICAMP, Mariana construiu seu histórico profissional em grandes
multinacionais. Mariana é especialista em Alta Performance, sendo certificada
como Master Coach pela International Association of Coaching e High Performance
Specialist pela High Performance Academy. Há mais de 15 anos, exerce seu
trabalho apoiando a alta liderança na tomada de decisões estratégicas, através
do desenvolvimento organizacional e de talentos, aumento de produtividade e
todos os demais subsistemas relacionados à gestão estratégica de pessoas para
resultados realmente impactantes. Mariana é especialista em Comportamento
Humano, sendo certificada Internacionalmente como Life
Coach, Executive Coach, Master Coach e Leader Coach. É também Head Trainer pela
canadense LeaderArt®, apoiando o desenvolvimento do método. Possui as melhores
formações da área, nacionais e internacionais, incluindo cursos de Harvard e
MIT.
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