Nos
últimos anos, temos observado uma grande mudança no mundo dos negócios e,
consequentemente, na área de gestão de pessoas. No século passado, os
empresários detinham o poder do negócio e exerciam sua autoridade sem levar em
conta a experiência da equipe. Agora, com o avanço da era digital e uma geração
engajada em causas e propósitos, o funcionário virou a peça mais importante
dessa engrenagem.
Esse
cenário trouxe as pessoas para o centro da estratégia das empresas, o que
aumentou a importância dos departamentos de Recursos Humanos. Além de garantir
a experiência dos clientes, a customer experience, as companhias têm a
tarefa de engajar os funcionários e oferecer a eles a mesma experiência do
consumidor final – a chamada employee experience. Mais do que nunca, as
pessoas querem ser felizes no ambiente profissional e, para isso, precisam se
sentir motivadas, valorizadas e engajadas.
De
acordo com a pesquisa Global Human Trends, realizada pela Deloitte em
2017, quase 80% dos líderes de RH consideram a experiência do trabalhador como
uma tendência importante para a sobrevivência da empresa. Não à toa, os
departamentos de RH têm criado programas e estratégias para melhorar a
experiência dos colaboradores, pensando de uma maneira integrada com os
negócios. Afinal, funcionários motivados ficam menos doentes, são mais
produtivos e permanecem por mais tempo na empresa, o que evita gastos com
seleção e recrutamento. No entanto, como é possível fazer isso?
O
que as empresas têm percebido é que, para inspirar os funcionários, é preciso
desenvolvê-los de forma integral. Para isso, ela deve transformar suas rotinas
e práticas, garantindo às equipes internas o mesmo tratamento de excelência que
oferece aos seus melhores clientes. Incentivar os funcionários a ser eles
próprios, garantir a transparência dos processos, utilizar cada vez mais a
tecnologia e investir em inovação e criatividade são alguns dos fatores que
podem contribuir com esse engajamento.
Mas,
antes de iniciar esse processo, a companhia precisa entender quais são os
fatores que influenciam a vida e a motivação de sua equipe. Esse é o primeiro
passo para garantir um ambiente humanizado, transparente e justo, que permita o
desenvolvimento de pessoas em todas as esferas da vida. Para trabalhar com todo
o seu potencial, o colaborador precisa se sentir envolvido em uma cultura
integral, amparado por programas de bem-estar e uma gestão que o apoie, tenha
confiança nele e seja interessada em seu crescimento.
Mais
do que um ambiente bonito, atrativo e moderno, as empresas precisam oferecer
aos seus funcionários uma experiência real que reflita nas ações do dia a dia,
que mostre os valores da organização e que tenha congruência entre o discurso e
a prática. Ele deve se sentir parte integrante de uma equipe preocupada com o
seu desenvolvimento, e não apenas mais um número para a organização.
Claudia Regina Araujo dos Santos -
especialista em gestão estratégica de pessoas, palestrante, coach executiva e
diretora da Emovere You (www.emovereyou.com.br).
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