sábado, 26 de agosto de 2017

Conheça os alimentos que auxiliam na recuperação após uma cirurgia plástica



Carnes magras, peixes, vitamina C e beber bastante água são super importantes para um procedimento sem complicações e resultados satisfatórios

Uma alimentação balanceada sempre faz bem ao corpo. Na hora de realizar uma cirurgia plástica, isso se torna ainda mais importante. Um cardápio equilibrado fornece as ferramentas necessárias para a manutenção do sistema imunológico, deixando o corpo pronto para os métodos evasivos e um pós-operatório sem complicações e com melhores resultados.

De acordo com o cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Tiago André Ribeiro, a paciente deve mudar seus hábitos alimentares ao iniciar o pré-operatório. Fast-foods, refrigerantes, biscoitos, carnes gordas e frituras também estão fora de cogitação para quem vai passar por um procedimento cirúrgico.

“Alimentos que contenham níveis significativos de gordura saturada, açúcar refinado e industrializados devem ser evitados nesta fase. Eles interferem na cicatrização e no sistema imunológico da paciente”, alerta o cirurgião plástico. 

O recomendado é ingerir carnes magras e peixes, que colaboram na produção de colágeno e auxilia na recuperação e cicatrização dos tecidos. Ainda assim, devem ser consumidas de forma equilibrada, tanto no pré-operatório quanto após. 

Alimentos ricos em Ômega 3 e óleos vegetais também podem ser incluídos na dieta. Alimentos ricos em ferro também auxiliam na prevenção de anemia e cicatrização. A Vitamina C também é um forte aliado para o bem estar da paciente. “Eles diminuem a chance de qualquer reação inflamatória que o organismo possa ter. Limão, acerola, laranja, vegetais verde-escuro em geral aumentam a imunidade, a absorção de ferro e a formação de colágeno no organismo”, explica doutor Tiago.


Fibras
As fibras auxiliam na diminuição da constipação intestinal no pós-operatório, além de ajudarem na circulação sanguínea. 


Iogurte e leite
Consumir iogurte e leite equilibra a flora intestinal que facilitam a digestão e a absorção de nutrientes.


Líquidos
Manter o corpo hidratado ajuda bastante a eliminar o inchaço do procedimento cirúrgico. Beber três litros de água por dia é algo primordial. O consumo de suco de frutas naturais e água de coco, um isotônico natural, ajudam o corpo a reter a água e o sódio no organismo.  “Ao seguir este cardápio, seu organismo vai estar protegido contra infecções e ajudar na recuperação pós-cirúrgica”, finaliza Tiago Ribeiro.





Tiago Ribeiro - Cirurgião Plástico especialista pelo Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, Tiago André Ribeiro é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atende nas cidades de: Toledo e Marechal Cândido Rondon. Mais informações no site:www.clinicatiagoribeiro.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário