Cada vez mais o sonho do negócio próprio vem
encorajando os brasileiros. E se você tem uma ideia e quer colocar em prática,
deve ter a mesma dúvida que muitos: “por onde começar? e Como iniciar o
processo e desenvolver um passo a passo para ser um empresário de sucesso?”
O Brasil apresenta uma considerável lacuna na
relatividade entre população e empreendimentos ativos que geram
impacto na sociedade. Em números absolutos estamos próximos da Alemanha, que
por sua vez conta com população próxima a 1/3 da brasileira, portanto
proporcionalmente temos muito a crescer neste ponto.
Um dado alarmante do Sebrae mostra que cerca de 30%
das empresas não resistem a 1 ano de vida. Grande parte porque não faz um
planejamento adequado ao modelo de negócio. E para ir além, sugiro 7 dicas
essenciais para quem deseja empreender. Confira:
1. Estruture um plano tributário
Antes mesmo de abrir um negócio, o ideal é procurar
um contador. Ele vai informar em qual regime tributário a sua empresa se
encaixa, tributos e impostos que serão pagos. Esse é um caminho crucial para a
sua empresa.
Não abra o seu negócio antes desse passo. O
contador também pode te ajudar com a montagem da estrutura de apuração e do
cronograma de pagamentos e evitar atrasos.
2. Crie e registre sua marca
Sua marca é quem você é. Definir um logo e um nome
é essencial, mas é preciso checar se o nome definido já não existe e se já foi
registrado anteriormente. Portanto, antes mesmo de criar um site e materiais
impressos, o ideal é fazer essa pesquisa no INPI. Se o nome estiver disponível,
sinal verde. Se não, você precisará repensar e definir outro.
3. Tenha clareza do seu modelo de negócios
Faça uma avaliação do mercado em que sua empresa
estará inserida, avalie riscos, oportunidades e veja se é viável de fato entrar
neste negócio. Estude, principalmente, como rentabilizar a empresa e qual a
necessidade de investimento inicial e o prazo para atingir o ponto de
equilíbrio. Fazer esse planejamento é crucial para ter noção dos estágios de
implantação, do capital necessário para investimento e despesas, do retorno
sobre o valor investido, entre outros e não entrar em pânico antes da hora.
Estabeleça um modelo mínimo de governança e de
controles, tenha o negócio na mão. Não assuma o risco desnecessário de lidar
com o desconhecido indefinidamente, construa um modelo onde os dados se
convertam em informação útil e estatisticamente estruturada que facilite e
agilize a tomada de decisão com maior assertividade. Seja lógico, racional e
pragmático nas decisões!
4. Defina quais serão os produtos e serviços
iniciais
Entenda como a sua empresa pode ajudar a resolver o
problema dos consumidores por meio de produtos ou serviços. Para isso, pesquise
como a concorrência faz e como você quer fazer. A partir daí você pode definir
seus diferenciais competitivos, criar reforço de sua marca e posicionar as
ofertas de acordo com o público-alvo. Mas nada impede que você remodele
posteriormente seus produtos ou serviços. Seja flexível e entenda a demanda.
Mapeie a cadeia de suprimentos de seu produto ou
serviço, estabeleça e estreite relacionamentos estratégicos que lhe permita
diferenciar-se perante a concorrência pela customização, pelo preço, pela
agilidade, pela qualidade do produto ou do atendimento etc.
Identifique as competências técnica operacionais
essenciais e necessárias a suportar o negócio. Isole aquelas classificadas como
comodities e/ou periféricas e avalie a opção de terceiriza-las. Foque no
desenvolvimento e capacitação de equipe própria para atender as competências
que considere como coração do negócio -“core”- que, estrategicamente deve ser
protegida e evoluída constantemente. Aí situa-se boa parte do diferencial
competitivo que fará com que seu negócio se estabeleça de forma perene e
sustentável.
5. Estude a localização de seu negócio
Nem todos os negócios depende de localização para
se instalar. Mas se o seu negócio é um ponto de venda, é crucial estudar a
localização, pois cada tipo de segmento funciona de forma diferente. Abrir um
quiosque em um shopping ou se instalar em uma rua tranquila, próxima a uma
avenida movimentada? A localização é fundamental para se obter sucesso. Se o
seu modelo for um sucesso, estude replicá-lo em outras cidades. Nesse caso,
considere fazer franquia.
6. Entenda quem são os seus clientes
Após a definição de produtos e serviços, entenda quem
são de fato os seus potenciais compradores e quais as melhores formas de se
relacionar com ele.
Estratifique e defina o perfil ideal de seu potencial
cliente, com faixa etária, hábitos de consumo, classe social, localização etc.
Desta forma, você também vai conseguir entender o tamanho potencial do mercado
em que vai atuar.
Apresentar o seu produto ao mercado de forma eficaz
e a um custo compatível com o estágio do negócio, é um outro ponto importante
da estratégia para a abertura de uma empresa. Interprete como falar com seu
público alvo.
Conforme o perfil, defina quais canais e formatos de comunicação
devem ser adotados, mensure os resultados e, se necessário, promova os ajustes.
7. Defina o capital inicial a ser investido
Provavelmente você começará o seu negócio com um
dinheiro inicial, seja do seu bolso ou por meio de um empréstimo de terceiros.
Fique atento a lucratividade nos primeiros meses para não comprometer o fluxo
de caixa e se enrolar ainda mais. Evite também considerar o dinheiro da empresa
como sendo seu. Separe uma quantia da forma correta e estabeleça um prazo para
que receba o retorno investido. Uma outra alternativa é abrir o negócio ao lado
de um sócio.
Não existe uma receita pronta para abrir uma
empresa de sucesso. Porém, é possível analisar modelos existentes como
referência e considerar quais passos você pode dar para diferenciar-se e ser o
empreendedor que tanto sonhou.
A resiliência e comprometimento com o objetivo da
empresa por parte de toda a equipe é fator crítico de sucesso. Lembre-se que um
negócio e tão forte quanto ao elo mais frágil da sua cadeia.
Egton
Pajaro - empresário
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