segunda-feira, 29 de maio de 2017

Conheça os MITOS relacionados à urticária crônica



O Departamento Científico de Urticária da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) listou os principais mitos que envolvem a urticária crônica. Conheça-os abaixo: 


A pessoa que tem urticária crônica terá também choque anafilático?
MITO. O choque anafilático e edema na glote são mais comuns em pacientes que apresentam urticária aguda, sendo muito raros na urticária crônica. 


Urticária altera a imunidade.
MITO.  A imunidade do paciente com urticária crônica não é baixa. Pacientes com imunodeficiência podem apresentar urticária sem haver, entretanto, relação direta entre elas. 


Quem tem alergia a camarão terá também para o contraste com iodo?
MITO. Durante muitos anos se pensou que o camarão provocava alergia devido ao iodo. Como resultado, muitas pessoas alérgicas ao camarão se preocupam com reações graves ao realizarem exames que utilizam o contraste iodado. Trata-se de um mito: a alergia é causada por proteínas do crustáceo, não pelo iodo. É possível uma pessoa ter reação ao iodo e ter urticária quando come camarão, mas por causas independentes. 


Estou grávida e tenho urticária. Meu filho também terá?
MITO. O fato de a mãe ter urticária não significa que o filho também a terá. 


Pessoas com urticária crônica devem fazer dieta e evitar corantes, leite e glúten.
MITO. Nem toda pessoa que tem urticária terá, obrigatoriamente, alergia ao leite e ao glúten. Por isso, não há necessidade desta dieta, a não ser em casos específicos detectados pelo alergista.





ASBAI -  Associação Brasileira de Alergia e Imunologia
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário