segunda-feira, 29 de maio de 2017

Anima São Paulo, 31 de maio, das 8h às 14h



Coren-SP promove curso de ressuscitação em casos de
parada cardíaca para leigos no Parque do Ibirapuera

Além de treinamento de primeiros socorros em reanimação cardiopulmonar, haverá demonstração de UTI Móvel e aulas de ginástica para a população

Com o apoio da SOCESP, SAMU, CREFSP e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a atividade será em 31 de maio no Parque do Ibirapuera e marca o encerramento da Semana da Enfermagem 2017

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) encerra em 31 de maio as atividades da Semana da Enfermagem 2017. Oferecerá à população importante prestação de serviço em saúde pública, com um treinamento em massa de Primeiros Socorros em Parada Cardíaca (RCP).

Batizado de “Anima São Paulo”, será realizado, no Parque do Ibirapuera,
com apoio do Serviço de Atendimento Médicos de Urgência (SAMU), da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), do Conselho Regional de Educação Física (CREF4) e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

O “Anima São Paulo” será um momento de interação entre os profissionais e a sociedade, por meio de treinamento prático gratuito de ressuscitação cardiopulmonar, mostrando como lidar com vítimas de ataques cardíacos. Os bonecos para simulação foram gentilmente cedidos pela SOCESP que também disponibilizará alguns instrutores.


Dados de óbitos por eventos cardíacos no Brasil 
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares
estão entre as principais causas de óbitos no país. Foram responsáveis por
3.153.175 mortes entre 2004 e 2013. Cerca de 52% dos óbitos ocorrem antes
de a vítima chegar ao hospital ou de receber pré-atendimento. Estudos também
indicam que o tempo entre a chamada e a chegada da equipe de resgate ao local
da emergência é de alguns minutos.

Ou seja, nestes primeiros instantes após o colapso as chances de sobrevivência da vítima estão nas mãos de pessoas "leigas". Em todo o mundo, as estatísticas comprovam que uma comunidade devidamente treinada aumenta em 50% as chances de sobrevivência das vítimas de acidentes cardiovasculares.

Haverá também, a exposição de uma UTI Móvel, a entrega de material sobre primeiros socorros e a orientação dos instrutores do  SAMU sobre como utilizar corretamente o 192. Um levantamento feito nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Alto Tietê revela que 50% das ligações direcionadas ao serviço são desnecessárias. Algumas não têm caráter de emergência e outras são trotes que, na maioria das vezes, são feitos por crianças.

Dia 31/05 é também o Dia do Desafio (Challenge Day).  Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Foi criado nos anos 80 e propõe uma competição amistosa entre cidades, cujo objetivo é incentivar a prática regular de atividade física e esportiva para manutenção da saúde. No desafio, a população deve realizar atividade física por no mínimo 15 minutos. E para mostrar o nosso engajamento no Dia do Desafio, lembrando dos benefícios da atividade física ao coração, convidamos o Conselho Regional de Educação Física (CREF4) para ministrar aulas de aeróbica e alongamento.



SOBRE A SEMANA DA ENFERMAGEM 
Para celebrar a Semana da Enfermagem, o Coren-SP lançou a campanha “Enfermagem Faz Parte da Vida”, com objetivo de mostrar para a sociedade a importância dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem em todos os momentos, 24 horas por dia ao lado dos pacientes.



Data: 31/05/17, das 8h às 14h
Local: Parque do Ibirapuera – Praça da Ponte de Ferro

Evento Gratuito e Aberto ao Público
Entrada pelo Portão 10
Estacionamento para a imprensa mediante credenciamento
Aulas de Ginástica: às 8h, 9h, 10h, 11, 12 e 13.
Aulas de Reanimação Cardíaca: às 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30 e 13h30.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário