segunda-feira, 24 de abril de 2017

Gestante precisa exercitar-se nas estações frias



Fisioterapeuta Vanessa Marques dá dicas para evitar dor nas costas, inchaços e ganho exagerado de peso.

Chega a temporada do frio e, com ela, a tendência das gestantes é diminuir as atividades físicas, o corpo fica retraído e consome-se alimentos mais calóricos. Mas, é preciso ter coragem para mexer-se, com o objetivo de ter uma gravidez mais saudável, engordar menos e ficar livre dos incômodos inchaços.

A fisioterapeuta Vanessa Marques lembra que, quando fica parada, a grávida aumenta ainda mais as dores nas costas, que já são comuns por causa do peso da barriga e da mudança de postura. A circulação também pode ficar prejudicada, causando os inchaços, principalmente das mãos e dos pés. Sem falar no risco de engordar, já que, além de ingerir comidas mais calóricas, ainda não se queima essas calorias adicionais.

Mas também vale lembrar que a gravidez deve ser um período agradável para a mulher, e não de sacrifícios. Por isso, ela dá dicas simples, que podem evitar todos esses problemas sem muito esforço.
Movimentação ativa:

•        Rotação dos ombros para trás, cinco vezes;

•        Girar a cabeça para a direita e para a esquerda, procurando encostar as orelhas nos ombros; depois pra frente, encostando o queixo no peito, cinco vezes cada movimento;

•        Esticar o braço e fazer rotação com os punhos. Cinco vezes para o lado direito e cinco vezes x para o lado esquerdo.


- Atividades Aeróbicas (sempre com autorização do obstetra):

•        Caminhadas leves;

•        Hidroginástica;

•        Atividades funcionais.


- Postura:

Sentar e levantar corretamente, além de procurar não ficar com o corpo retraído, que é a tendência devido o frio. Quando estiver deitada evitar dar o impulso com o corpo de frente, e sim, girar o tronco para o lado, colocar os pés para fora da cama e apoiar os braços e, só depois então, levantar.


- Exercício respiratório:

O simples ato de puxar o ar pelo nariz e soltar tranquilamente pela boca já vai facilitar as trocas gasosas. Ou seja, respire tranquilamente.

Com essas dicas de Vanessa, a gestante com certeza vai atravessar as estações frias com conforto e ter uma gravidez bem mais saudável.






Vanessa Marques - Fisioterapeuta especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Mestranda em Obstetrícia (UNIFESP)- “Avaliação do assoalho pélvico em gestações múltiplas”.
Palestrante em empresas para grupos de gestantes e em grupos de qualidade de vida. Proprietária da empresa Donna Fisio, especializada em gestantes e mulheres. Atuando em consultório particular e também em clinicas de ginecologia e obstetrícia em parcerias com obstetras.
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário