terça-feira, 4 de abril de 2017

Bursite pode aparecer em qualquer membro do corpo



Movimentos repetitivos e dormir com braço atrás da cabeça podem facilitar aparecimento da doença


A bursite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da bolsa sinovial, estrutura que se localiza entre um tendão e o osso e que tem a função de amortecer os movimentos e auxiliar no deslizamento das estruturas das articulações.

A causa mais comum da bursite são os movimentos repetitivos ou ficar em posições que pressionam as bursas (bolsas sinoviais) como, por exemplo, dormir com as mãos atrás da cabeça, posição que comprime os tendões contra o osso do ombro gerando uma inflamação.

 “A bursite é uma inflamação que pode ocorrer em qualquer articulação: cotovelos, quadril, joelhos e dedos, por exemplo. Ela não é uma doença hereditária e decorre de um processo inflamatório de toda a articulação”, explica o especialista Rogério Vidal.

De acordo com o médico, alguns hábitos podem propiciar o surgimento da doença:

  • Idade: a ocorrência de bursite se torna mais comum com o envelhecimento;
  • Ocupações ou hobbies: profissão e hobby que exigem movimento repetitivo ou que exerçam pressão sobre uma articulação específica. Por exemplo: tocar instrumento musical;
  • Traumas ortopédicos nas articulações;
  • Infecções;
  • Doenças como: artrite reumat[oide, gota, diabetes.
  
Os sintomas da doença são dor nas articulações por mais de uma ou duas semanas, inchaço excessivo, vermelhidão ou erupções na área afetada e febre, nos casos mais graves.

“A primeira tentativa de tratamento são os procedimentos conservadores como repouso, fisioterapia e medicação via oral para a dor. Se o caso já estiver em estado avançado, o paciente pode recorrer a injeções locais de corticoides para reduzir a inflamação ou punção para tirar o líquido resultante da inflamação”, finalizou o ortopedista.





Dr. Rogério Vidal de Lima - especialista em Coluna pelo Hospital das Clínicas – SP, membro da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro da Sociedade Brasileira de Patologias da Coluna e ainda da International Affiliate Membership of AAOS – American Academy of  Orthopaedic Surgeons.




Nenhum comentário:

Postar um comentário