quarta-feira, 26 de abril de 2017

[BULLYING] Para ter com quem conversar, estudante cria canal no Youtube




#RebeccaAjudaVocê: youtuber de apenas 9 anos lança campanha para promover o diálogo entre vítimas de bullying


Considerado um problema de saúde pública, o bullying tem crescido nas escolas do Brasil. Segundo o IBGE, em 2012, o número de casos de alunos que já se sentiu humilhado na escola representava 35,3% - em 2015, 46,6% dos estudantes afirmou já ter sofrido bullying. De acordo com a pesquisa, dois em cada 10 estudantes já praticou bullying com os colegas de classe.

Infelizmente, não foi diferente com a estudante Rebecca Rangel, de apenas 9 anos. De família metade francesa e metade brasileira, ela retornou ao Brasil em 2016 após viver a maior parte da sua infância na Noruega. As 'boas-vindas' das colegas de classe não foram positivas: por seu jeito gringa, acentuado pelos cabelos azuis e piercing no nariz, Rebecca foi vítima de bullying na nova escola.

Para ter com quem conversar, a estudante viu na Internet uma forma de se comunicar sobre as agressões sofridas no colégio. Em maio de 2016, ela criou um canal no Youtube chamado de Rebecca AG, que já conta com mais de 5 mil seguidores. Quem vê a desenvoltura da pequena em frente à câmera não imagina que ela já foi vítima de bullying e que o canal foi o meio para que ela não sofresse sozinha.

Campanha #RebeccaAjudaVocê incentiva diálogo entre vítimas
Em sua nova série, Rebecca conta sua história aos seguidores e oferece dicas às vítimas de intimidação presencial e até mesmo virtual com desenvoltura e criatividade. "No meu caso, eu tenho cabelo pintado e piercing de nariz vim de um lugar onde você pode ser quem você quiser! Infelizmente, a maioria das crianças não conta aos pais com medo que o bullying piore, mas eles não têm como saber. Você, criança, deve contar para alguém!", relata.

Rebecca ainda manda um recado aos 'haters': "vocês não afetam ninguém e deveriam procurar ajuda psicológica!". A ideia é que a campanha movimente ainda mais o tema nas redes sociais, levando os jovens a dialogarem com seus pares sobre as agressões sofridas na escola ou em seu meio social.

13 Reasons Why: nova série da Netflix coloca o bullying em pauta
Nas mídias sociais, o assunto tem sido bastante mencionado por conta da nova série da Netflix, '13 Reasons Why', que conta a história de uma adolescente que comete suicídio por sofrer bullying repetidamente. Sem ter com quem conversar, a protagonista deixa gravadas em fitas as treze razões que a levaram a tomar essa medida drástica. 
Felizmente, por aqui, os brasileiros já têm com quem contar: basta usarem a hashtag #RebeccaAjudaVocê que a estudante estará de portas, ainda que virtuais, abertas para celebrar o diálogo e o respeito entre todos.




Canal de Rebecca no Youtube: REBECCA AG
Instagram: canal_rebeccaag




Um comentário: