VOCÊ SABE FAZER USO ADEQUADO DO E-MAIL MARKETING?
Como profissional de
tecnologia especializado no e-commerce, um dos grandes problemas com o qual me
deparo diariamente é o preconceito que a grande maioria dos consumidores tem
com relação ao e-mail marketing, aquelas mensagens normalmente enviadas por
empresas dos mais variados segmentos, que eu, você e todo mundo que tem um
endereço de e-mail normalmente recebemos.
Se você for usuário
recorrente da internet, fizer compras online e cadastros em sites diversos para
ter acesso a informações, então, a quantidade de mensagens na sua caixa de
entrada tende a ser cada vez maior. Infelizmente, é por conta do uso
indiscriminado dessa ferramenta tão poderosa que muitas pessoas acabam configurando
a caixa de entrada e direcionando esse tipo de comunicação direto para uma
caixa nomeada como spam.
Porém, como eu disse
antes, o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa, especialmente quando
usada de maneira inteligente e sem excessos. A grande verdade é que adotando
boas práticas é possível fazer dela uma verdadeira ferramenta de relacionamento
com o consumidor e chegar a resultados impensáveis.
Que tal pensar no
assunto?
Uma prática muito comum
é, literalmente, bombardear os endereços de e-mail com ofertas. Okay, muitas
pessoas gostam de descontos e de comparar preços, mas receber mensagens com o
mesmo teor inúmeras vezes durante o dia pode não surtir o efeito desejado. Como
proceder, então?
Na verdade, antes de
tomar qualquer atitude, você precisa definir quem é o seu público. Supondo que
você tenha uma loja especializada em móveis para quartos de bebês, você
provavelmente não vai direcionar suas campanhas de e-mail marketing para homens
de 50 anos de idade. Vai, provavelmente, trabalhar com o público feminino, na
faixa etária entre 18 e 45 anos – talvez estendendo um pouco mais, para os 50
ou 60 anos, pensando nas avós. É possível, também, que você trace uma margem de
acordo com os valores dos móveis que você comercializa e também com o raio de
entrega que você pode atingir.
Vamos supor que você
possa trabalhar com o Brasil inteiro. Também vai precisar pensar no tipo de
material que vai usar na confecção dos seus produtos, no transporte, no tempo
de entrega, no que é costume em cada região e, principalmente, nos nomes que
cada móvel tem em determinado estado a fim de adequar a linguagem da
comunicação.
Definido o público,
você passa a se preocupar com a interface visual do seu e-mail marketing.
Provavelmente, um especialista saberá lhe orientar quanto ao posicionamento da
logomarca, onde inserir os produtos, preços, botões de “confira aqui”, etc.
Dependendo do público com o qual você se comunica, seu e-mail marketing será
bem trabalhado com cores e informações ou então será mais “clean”, com uma
roupagem que ressalte bem as qualidades e atributos das peças que você
comercializa.
Além de tudo isso,
existe outro ponto de grande importância e que deve ser pensado. Será que você
deve enviar mensagens diárias aos seus clientes e potenciais consumidores
informando sobre os produtos da sua loja? Será que deve fazer intervalos
relacionados a esses envios? Será que os e-mails marketing só valem para
comunicar sobre ações promocionais? Ou será que eu posso criar uma relação de
proximidade com o meu cliente ao oferecer, por exemplo, dicas de decoração?
Será que não é delicado
enviar uma mensagem de felicitações no dia do aniversário do meu cliente,
desejando um excelente ano e oferecendo um cupom de descontos bem bacana válido
para aquele dia? Ou, de repente, mostrar a ele que aquele produto pelo qual ele
se interessou, mas acabou não comprando naquele momento, pode ser dele, porque
pode ser parcelado em diversas vezes ou porque pode ter um desconto especial
caso ele volte à loja virtual da sua marca?
Percebe como as
possibilidades de uso do e-mail marketing vão muito além do que o simples
bombardeio das caixas de entrada dos seus clientes ou potenciais clientes?
Fazer bom uso do e-mail marketing vai muito além do que simplesmente selecionar
um produto e informar que ele está com desconto. É levar conteúdo e
possibilidades ao consumidor. Oferecer a ele a possibilidade de se sentir
compreendido pela empresa e mais do que simplesmente um cifrão.
Fazendo o uso correto e
consciente dessa ferramenta que está em suas mãos você só tem a ganhar. Vai
elevar o ticket médio das vendas da sua empresa, aumentar o faturamento mensal,
reverter o índice de carrinhos de compras abandonados no seu e-commerce. Mas,
além de tudo isso – e principalmente - vai levar aos seus clientes e a todas as
pessoas que fazem parte do círculo de amizade e proximidade deles, a imagem de
uma empresa que sabe se relacionar e que se preocupa com o consumidor. Algo
válido e extremamente importante nos dias de hoje. Pense nisso!
Felipe Rodrigues - especialista em tecnologia e e-commerce,
sócio-fundador da Enviou, plataforma especializada em e-mail marketing e
recuperação de carrinhos abandonados no e-commerce
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