segunda-feira, 6 de março de 2017

Ah, se os meus dias tivessem 30 horas...




Aprenda como se organizar e fazer com que suas 24 horas diárias sejam mais produtivas
 
Com os diversos compromissos e obrigações diárias se tornando cada vez maiores, exigindo muito mais tempo e responsabilidades, a frustração por não ter conseguido cumprir tudo o que foi programado é cada vez mais comum na grande maioria das pessoas. Muitos, se encontrassem um gênio da lâmpada e pudessem fazer apenas um pedido, certamente desejariam que seus dias tivessem pelo menos três horas a mais. Porém, como isso não é possível, aprender a gerenciar e administrar o tempo é necessário a qualquer pessoa, para que seja possível executar todas as tarefas com eficácia dentro do prazo diário de 24 horas.

Segundo a coach de carreiras Madalena Feliciano, saber administrar seu tempo é essencial para atingir o sucesso em tudo aquilo que se planeja na vida. “Em qualquer área, seja como um profissional em seu ambiente de trabalho, ou como um estudante que planeja ser aprovado em uma faculdade ou concurso, a boa administração do tempo é necessária para que seu dia seja o mais produtivo possível e para que todas as tarefas sejam executadas da melhor forma”, diz.

De acordo com a especialista, é muito comum que as pessoas, apesar de reclamarem da falta de tempo para executar todas as suas tarefas, não façam nada para mudar e continuem seguindo uma rotina pouco produtiva, que as levará a lugar nenhum. “As pessoas se esquecem de um fato simples, porém muito importante: O tempo não para nem volta atrás. Isso significa que os dias que você passou com preguiça e sem foco para correr atrás de algo, foi um tempo desperdiçado, que jamais voltará. E depois que têm esse tempo desperdiçado, muitos se arrependem e querem recuperar o tempo perdido”, afirma.

O mais importante, segundo Madalena, é que com a boa administração do tempo e de sua rotina, o indivíduo não estará somente melhorando sua vida profissional, como também atingirá mais qualidade de vida. “As técnicas de coaching podem auxiliar muito no gerenciamento de tempo, que pode trazer múltiplos benefícios para a vida das pessoas. Além disso, quando o indivíduo passa a conhecer a fundo sua própria vida e sua rotina, organizando suas tarefas diárias e administrando melhor seu tempo, consegue sentir uma grande melhora na sua qualidade de vida”, explica.

Confira abaixo algumas dicas dadas por Madalena Feliciano para administrar melhor seu tempo e ter dias cada vez mais produtivos:


1. Faça uma lista
A coach explica que elaborar uma lista de tarefas e prioridades pode ajudar no gerenciamento do tempo: “A questão é que por mais que haja milhares de tarefas a serem feitas, sempre há aquelas que são mais urgentes ou importantes. Por isso, uma boa dica é criar uma lista determinando as prioridades e o tempo que será necessário para executar cada tarefa. Além disso, ao passo que cada item for realizado, deverá ser riscado da lista, para que se mantenha o controle”. E acrescenta: “Sempre aconselho a organizar a lista de forma que os itens mais difíceis sejam executados primeiro, para que, ao fim do dia, quando a pessoa estiver mais cansada e menos disposta, restem apenas os itens mais simples e fáceis de se executar”, diz.


2. Organize-se
Ao dedicar alguns minutos nos organizando, na verdade não estamos perdendo, mas sim, ganhando tempo, como explica Madalena. “O tempo que é dedicado para organizar tais coisas é recuperado em dobro. Porque quando temos nossos materiais como documentos, relatórios e outros itens importantes bem organizados, não precisamos perder tempo demais procurando-os. Tudo se torna muito mais fácil e o seu tempo é muito mais otimizado”, explica.


3. Fuja das filas
A especialista afirma que as filas são grandes inimigas para quem tem muita coisa a ser feita em pouco tempo, por isso, devem ser evitadas ao máximo. “Uma das melhores coisas que a tecnologia nos trouxe foi a facilidade em resolver algumas questões ou pendências sem sair de casa. Sempre aconselho às pessoas que usem a Internet ou telefone para resolverem as coisas, o máximo que puderem. Assim, o tempo que seria perdido em deslocamento e filas, poderá ser muito melhor aproveitado, na execução de suas outras tarefas”, afirma.


4. Relaxe
Segundo a coach, momentos de relaxamento são muito importantes para encarar uma rotina cheia. “De nada adianta planejar muito bem suas tarefas se você não possui disposição para realizá-las. Por isso, além de se dedicar a boas horas de sono todos os dias, sempre aconselho um bom intervalo de descanso a todos, com momentos prazerosos e relaxantes, sempre que possível”, diz.


5. Evite distrações
Segundo Madalena, as maiores vilãs da boa administração do tempo são as distrações, e devemos fugir delas. “O problema mais comum é que pequenas distrações, aparentemente inocentes, podem se tornar cada vez maiores, tomando um tempo muito grande do dia. Quando isso acontece, as tarefas acabam sendo adiadas e se acumulando cada vez mais em uma crescente bola de neve”, conclui.






Outliers Careers
Madalena Feliciano - Diretora Geral
madalena@outlierscareers.com.br
www.outlierscareers.com.br
Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo - SP.





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