Inovar é um desafio para qualquer empresa
hoje, porque significa perceber, refletir, antecipar e ainda reagir às
transformações em todo um contexto, mercado e públicos, que muitas vezes ainda são
incipientes. Tais mudanças podem ser observadas — e utilizadas como uma
poderosa ferramenta para a gestão estratégica de negócios — através
da pesquisa e análise de tendências.
É imprescindível para uma empresa
entender o que o consumidor espera e de que forma isso vai mudar a curto e
longo prazo. Trabalhar com pesquisa e análise de tendências nos aproxima do
consumidor e nos permite olhar de forma objetiva para todos os ângulos de um
negócio, gerando insights e também antecipando a forma como os concorrentes e o
mercado irão reagir às transformações externas.
Quando falamos de tendências de consumo,
dois dos públicos mais analisados são as gerações Y e Z. A geração Y, também
chamada de “Millennials”, são jovens nascidos de 1977 a 1995, de acordo com a
Nielsen. Esse grupo tem grande importância, já que segundo estimativas, possuem
mais de um trilhão de dólares de poder de compra, influenciando tanto o consumo
de gerações mais novas quanto de mais velhas. Só no Brasil, representam
atualmente mais de 45 milhões de pessoas. Os Millennials, que cresceram no
contexto da virada do século e da economia global, valorizam conceitos como
“coletividade”, “sustentabilidade” e “preocupação social”, por exemplo.
Já a geração Z, mais jovem e composta por
indivíduos nascidos após 1996, começa agora a entrar no mercado de trabalho, de
acordo com a Associação CDL/RS. Flexível e adaptável, a geração Z nasceu em uma
era completamente digitalizada e não sente necessidade da distinção entre o
mundo on-line e off-line. Para eles, palavras como “fluidez”, “experimentação”,
“ativismo online” e “horizontalidade hierárquica” são essenciais.
Realizar um trabalho assertivo de análise
de tendências é parte fundamental do processo de gestão estratégica de
negócios, para que empresas entendam como a cultura funciona e se transforma,
reduzindo riscos e construindo um futuro com propósito onde marcas e pessoas
realmente dialoguem.
Lucas Saad - fundador e diretor da saad branding+design (www.saad-studio.com),
de Curitiba (PR), consultoria especializada em branding
Nenhum comentário:
Postar um comentário