sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O tabagismo é o vilão



Além do câncer, o tabaco é responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 outras doenças


Mais comumente utilizado na forma do cigarro, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no mundo. Pesquisas apontam que o cigarro contém mais de 7 mil tipos de substâncias diferentes, das quais 70 são indicadas como cancerígenas.

Um estudo alarmante foi divulgado pela revista “Science”, no começo desse mês, abordando os efeitos genéticos causados pelo uso do cigarro. A publicação revelou que fumar um maço de cigarros por dia pode resultar, em média, em 150 mutações por ano nas células pulmonares, que são as mais atingidas. Porém, as alterações também foram observadas em outros tecidos.

“O cigarro é responsável pela ocorrência do câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia. Além disso, o fumo está relacionado a infarto do miocárdio, bronquite crônica e enfisema pulmonar, derrame cerebral e ainda a casos de câncer em pessoas que não fazem uso do tabaco, que são os fumantes passivos”, afirma o dr. Amândio Soares, médico oncologista da Oncomed-BH.

Mas nunca é tarde para mudar os hábitos. “Parar de consumir o cigarro não é uma tarefa simples, mas, também, não é nada impossível. É preciso força de vontade, pois, a nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, é uma droga psicoativa e causa dependência”, explica o especialista.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar, trazendo mudanças quase que imediatas.

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. 
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue. 
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. 
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor. 
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida. 
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. 
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade. 
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram. *
* Dados do INCA




Sobre a Oncomed
A Oncomed-BH, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, foi fundada em 1994, em Belo Horizonte. Desde então, realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e tratamento humanizado a todos os pacientes. São especialistas em oncologia, hematologia, nutrição, clínica da dor, psicologia e cardiologia, além de uma equipe de suporte que realiza um acompanhamento efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário