quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

5 dicas para manter a alimentação das crianças saudável nas férias



Criatividade e regularidade de horários ao montar os pratos são os principais aliados deste desafio

Férias trazem a sensação de relaxamento e tranquilidade. Muitas vezes, o passatempo favorito das crianças é ficar no computador ou assistir à TV, deixando de lado atividades físicas e favorecendo o descuido na alimentação. Pensando nisso, o pediatra e neonatologista, Dr. Jorge Huberman, dá dicas de como não descuidar da nutrição dos pequenos nesse período.


1.    Mantenha os horários estabelecidos

Nas escolas, os pequenos possuem horário para tudo! É importante regular as refeições de acordo com isso para não prejudicar o “relógio biológico” das crianças. “O ideal é não deixar a criança ficar mais de três horas de estômago vazio”, orienta Dr. Huberman. "No começo pode ser difícil, por isso é importante oferecer quantidades menores de comida e sempre elogiar quando a criança comer tudo ou pedir mais!", completa.


 2.    Não ofereça recompensas

A relação da criança com a comida pode ser muito prejudicada quando a sobremesa é utilizada como moeda de troca para que ela coma tudo. “Isso faz com que os pequenos entendam que é um esforço tão grande e, por isso, merece um prêmio”, explica o pediatra. Ou a criança se empanturra só para não ficar sem. Ao invés de oferecer recompensa, explique a importância do alimento e quais os benefícios que comê-lo pode trazer.


 3.    Seja paciente e ofereça mais de uma vez

É normal que a hora da refeição seja acompanhada de falta de coordenação motora dos pequenos e sujeira. Para que as crianças não associem a hora da refeição com briga e conflito, seja paciente, oriente quanto ao uso dos talheres e as deixem sentir as texturas. Quanto à resistência em comer alguns legumes ou vegetais, ofereça de outras maneiras e formatos.


 4.    Deixe que façam parte

Leve as crianças ao mercado e à feira para que conheçam os diversos tipos de alimentos que existem, isso pode despertar o interesse de provar algum legume ou vegetal. Deixe-as, também, participarem da preparação da refeição. “Tarefa simples como mexer a salada, lavar um tomate ou colocar os pratos à mesa podem dar a sensação de que fizeram parte do processo e, assim, queiram comer melhor”, indica Dr. Huberman.

5.    Saia de dentro de casa

Investir em atividades ao ar livre, além de favorecer a prática de atividade física que combate o sedentarismo e a obesidade, oferece uma boa oportunidade de ser criativo para fazer um piquenique com diversos lanches saudáveis. “Aproveitar o clima quente e optar por lanches saudáveis e leves, sem esquecer do líquido para a hidratação é uma boa ideia”, sugere o pediatra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário