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Novembro mal chega e a internet já está cheia de
banners anunciando a Black Friday — data importada
dos Estados Unidos que acontece no Brasil desde 2010. Segundo números dos
organizadores do evento no País, R$ 1,5 bilhões foram movimentados em 2015, um
aumento de 76% em relação a 2014. Ele acontece na última sexta-feira do mês e,
na segunda-feira seguinte, acontece a Cyber Monday,
voltada especialmente para descontos em e-commerces.
Essa enxurrada de promoções é suficiente para tirar
muita gente do eixo e, se você não tomar cuidado, pode acabar comprando algo
que nem precisa ou ser enganada e levar um produto com desconto falso. Você não
quer ser vítima dessas roubadas, certo? Então, fique de olho nessas dicas e
fuja das fraudes!
1. Analise seu orçamento. Você
pode estar querendo muito um produto, mas precisará avaliar se o seu bolso
comporta essa compra neste momento. Pare e reflita se você realmente precisa
daquilo e se você terá como bancar a compra. Resposta negativa? Então, segure o
cartão de crédito!
2. Tenha foco. São
tantas ofertas acontecendo ao mesmo tempo que é uma verdadeira tentação não
colocar tudo no carrinho. Não faça isso. Visite os estabelecimentos e comércios
online com um foco. Se você precisa de um celular, evite ir ao setor de roupas
“só para dar uma olhadinha”.
3. Cuidado com os descontos falsos. É
comum que as empresas inflem os preços dias antes da data. Assim, ao chegar na
sexta-feira, elas apenas voltam os valores para o estágio original para simular
um desconto. É o famoso “tudo pela metade do dobro”. “Essa prática é chamada
maquiagem de preços, pode ser considerada publicidade enganosa e o
estabelecimento que a adotar pode ser penalizado”, explica Christian Printes,
advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). De acordo com
o Procon, 28,3% das reclamações registradas na Black Friday do ano passado dizem
respeito a esse problema. Para se proteger, o Idec recomenda que se pesquise o
preço do produto em, pelo menos, três lugares diferentes, duas semanas antes da
data.
4. Não confie em tudo que vê. Nem
todos os estabelecimentos são tão confiáveis quanto parecem. Confira a
reputação das lojas em sites como o Reclame Aqui, que costuma fazer um
ranking as campeãs em reclamações. Vale ver a lista do ano passado para se
precaver. Você também pode conferir os comentários nas redes sociais das lojas.
5. Fique calma. Os
e-commerces costumam deixar um cronômetro em letras garrafais em sua página
inicial justamente para despertar em você um senso de urgência, como se não
fosse existir outra oportunidade para conseguir preços tão bons. No entanto,
sabemos que isso não é verdade. A Black Friday e a Cyber Monday duram apenas um
dia cada, mas não deixe de levar em consideração que o mês de janeiro está
chegando e o comércio tende a reduzir significativamente os preços, em uma
tentativa de desovar aquilo que não foi vendido no Natal.
Se você se sentir lesada de qualquer maneira como
consumidora, não hesite em procurar o Procon!
http://financasfemininas.uol.com.br/5-dicas-para-nao-cair-em-ciladas-na-black-friday-e-cyber-monday/
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