sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Tratamento ortodôntico não termina quando o aparelho é removido




A utlização da contenção é sempre necessária após o tratamento ortodôntico




Muitas pessoas pensam que usar o aparelho fixo por alguns anos basta para obter o resultado necessário ou pretendido. Sim, na grande maioria das vezes, o problema é solucionado, porém, cada vez mais alguns profissionais da área de ortodontia vêm defendendo o uso de aparelhos de contenção, mesmo depois do final do tratamento clássico. E a utilização deverá ser para sempre.

Isso acontece porque, segundo especialistas, os dentes continuam a se movimentar e podem voltar à posição original, havendo um retrocesso no resultado obtido ao longo de anos. A contenção é necessária após o tratamento ortodôntico para prevenir recidivas do resultado final.

A recidiva pode ocorrer como um resultado de forças a partir das fibras periodontais ao redor dos dentes que tendem a puxá-los de volta às suas posições pré-tratamento. E também pode acontecer a partir da deflexão de oclusão se ao final o tratamento não tiver obtido um resultado ideal”, alerta a ortodontista Fernanda Giovanini, que completa: “Alterações, em geral, como as que ocorrem nos tecidos moles circundantes, podem também afetar a estabilidade dos resultados ortodônticos”.

Portanto, é essencial que ortodontistas, pacientes e dentistas clínicos compreendam a importância de usar aparelhos de contenção após o tratamento ortodôntico. Esses procedimentos podem incluir aparelhos de contenção fixa, removível e os chamados invisíveis.

Contenções invisíveis ou transparentes

A fim de manter o alinhamento dos dentes alcançados pelo tratamento ortodôntico, contenções invisíveis ou transparentes são fabricadas para essa conclusão. “A duração do uso depende das necessidades ortodônticos individuais. Geralmente, haverá um período de uso em tempo integral, seguido de uso somente à noite por um período de até 24-36 meses. Após esse período, o uso da contenção pode ser gradualmente reduzida, dependendo de cada caso”, afirma Fernanda.

Dentes se movimentam durante todo o tempo. E isso também ocorre como parte do processo natural de envelhecimento. Assim, o uso de contenção irá garantir uma vida inteira de dentes alinhados. Porém, esse resultado final depende do uso correto do aparelho de contenção.



As justificativas para o uso de contenção:

• permitir a reorganização da gengiva e dos tecidos periodontais;
• minimizar as alterações devido ao crescimento;
• permitir a adaptação neuromuscular para a posição dentária corrigida; e
• manter os dentes em posições instáveis (por vezes, necessárias devido à harmonização ou estética).


“Eu sou a favor do uso contínuo de contenção, pois já atendi pacientes que tiveram recidivas. E sei de colegas que também relataram a mesma situação. Portanto, explico ao paciente a situação. Claro que a decisão será dele, mas deixo claro todas as possibilidades, pois é muito frustrante que, após anos de tratamento e gastos, a pessoa passe por um retrocesso”, encerra Fernanda.

Estudos no exterior

Em vários países do mundo os profissionais da área odontológica vêm defendendo a manutenção das contenções.

A Associação Dental Canadense, por exemplo, tem um texto em seu site defendendo a prática: “A contenção permanente está sendo cada vez mais recomendado como a única maneira de garantir a estabilidade em longo prazo de um resultado do tratamento ortodôntico. Os dentistas devem estar familiarizados com essa justificativa para a contenção e com os modelos de aparelhos que serão utilizados por seus pacientes”*.

* https://www.cda-adc.ca/jcda/vol-64/issue-9/640.html
Rationale For Retention Following Orthodontic Treatment . Marielle Blake, B.Dent.Sc., FDS(Orth.), D.Orth., M.Orth., MRCDC M. Thérèse Garvey, B.Dent.Sc., M.Sc., FDS ...


Fonte: Drª Fernanda Giovanini é graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares pela Universidade de Guarulhos (UNG). Ela também é credenciada pelo sistema Esthetic Aligner, alinhadores fabricados no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário