Professora e coreografa da Symphony
Escola de Artes revela que a dança facilita a socialização e trabalha o corpo
como um todo
Dançar representa muito mais do que divertimento e distração.
Através da dança as crianças desenvolvem coordenação motora, melhoram o
convívio social, o trabalho em equipe e seu desenvolvimento cognitivo. Além de
conhecerem melhor o próprio corpo e suas limitações, melhora a autoestima,
postura e estimula disciplina e criatividade.
Alice Costa, formada em Dança e Ballet
Clássico e professora de Jazz Musical, Ballet e Sapateado Americano da Symphony
Escola de Artes, ressalta que nas aulas de ballet para criança não são
trabalhados somente os passos de dança, e sim a imaginação de cada
criança, a capacidade de improvisação e disciplina. “Trabalhamos também as
emoções. Ensinamos que nada vem graça e que é preciso ter persistência e trabalho
duro para alcançar seus objetivos. Mas claro que tudo é trabalhado de uma forma
lúdica.”, conta Alice.
A bailarina explica
que a disciplina está na capacidade de concentração, no foco que o aluno
precisa ter para ultrapassar seus limites e alcançar e seus objetivos. “A dança
ajuda também na questão da timidez, já que é uma forma de se expressar e com
ela se aprende ainda a controlar as emoções, além de adquirir mais confiança de
si mesmo.”
Alice Costa é
coreógrafa desde 2003, tem em seu currículo diversas montagens de espetáculos
em escolas e academias em São Paulo e atualmente está dirigindo e coreografando
o espetáculo New West na Escola de Artes Symphony, com adultos e crianças, que
será apresentado no mês de novembro. “Parte de um processo pedagógico nunca
feito na escola, o New West será uma peça em formato musical, onde
alunos e professores de dança contarão a história de um vilarejo do Texas
chamado New West, que conta com a proteção de três justiceiras, simbolizando a
força das mulheres.”, conta a professora. “Neste espetáculo teremos danças como
Ballet Clássico, Jazz, Street dance, Stilleto, Dança de Salão, Zumba e
Sapateado Americano, além de outros departamentos da escola como música e
teatro”, enfatiza.
A coreógrafa,
que convive diariamente com crianças a partir de quatro anos, revela que é
notória a transformação das crianças ao longo das aulas visto que a dança
trabalha sempre com a evolução dos movimentos, mesmo que de uma forma mais
lenta e gradativa. “O processo de transformação acontece, mas não de imediato,
por isso é necessário ter bastante paciência e perseverança para se construir a
evolução”, finaliza Alice.
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