segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Dia Mundial dos Animais



Vínculo emocional do brasileiro com seu pet é cada dia maior, mas posse responsável ainda preocupa

Pesquisa encomendada ao IBOPE Inteligência comprova que o brasileiro reconhece os benefícios da interação homem x animal; Consciência de que o pet exige cuidados e dedicação ainda é pequena


Dados do IBGE apontam que o Brasil já possui mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. Os pets estão, cada dia mais, dentro das casas e da vida das famílias brasileiras. Essa interação faz bem não só para os animais, como também para seus tutores. O vínculo emocional foi uma das comprovações de uma pesquisa inédita do IBOPE Inteligência, realizada em parceria com o Centro de Pesquisa WALTHAM® – a principal autoridade científica em bem-estar e nutrição de pets – e divulgada recentemente no Brasil. Neste 04 de Outubro – Dia Internacional dos Animais, os dados merecem ser celebrados, mas também vistos com bastante preocupação, já que a temática da posse responsável ainda precisa de mais conscientização.

Na fase qualitativa da pesquisa, que reuniu grupos de discussão entre tutores de pets e não tutores, o vínculo associado aos cães foi extremamente emocional. Para os entrevistados, palavras como amor, companheirismo e “família completa” definem o que é ter um cão que, segundo os entrevistados, é um animal que não exige nada em troca, não guarda mágoa e faz com que eles sintam-se especiais. Os números comprovam: 68% dos tutores acreditam nesse conforto emocional que o cão traz, 64% permitem que o animal durma dentro de casa e 44% o consideram como um filho.

Já no universo de tutores de gatos, além da conexão emocional com o pet, observou-se um vínculo racional dentre os entrevistados: eles definem o felino como um animal manhoso e de personalidade forte e muitos acabaram optando em ter um gato pela praticidade nos cuidados ou por um pedido dos filhos. A conexão emocional é comprovada pelos 76% dos tutores que permitem que o gato durma dentro de casa, além dos 48% que afirmam que o felino entende os sentimentos e 45% que consideram seus gatos como filhos.

O terceiro grupo estudado, o de não possuidores, alegam não ter um pet por não haver alguém em casa para cuidar enquanto estão no trabalho, além de considerarem um compromisso por muitos anos e os custos com cuidados serem altos. A vontade de adquirir/comprar/adotar um animal de estimação é apontada por 100% dos entrevistados, sendo que 90% pretendem adquirir um cão e 20% têm a intenção de ter um gato.

“Pontos importantes mostrados na pesquisa se relacionam com o hábito de levar o pet para dentro de casa, o que vem se tornando cada vez mais comum, principalmente, por causa da verticalização das cidades, espaços cada vez menores e também pelo papel que o animal de estimação vem ocupando na composição familiar do brasileiro. Cães pequenos e gatos estão entre os mais escolhidos, tanto para compra quanto para adoção”, afirma a Dra. Carolina Padovani, Médica-Veterinária e Membro da Equipe de Coordenação da Pesquisa no Brasil. “Mas a ideia de que o animal menor dá menos trabalho e, por isso, não precisa ser levado ao Médico-Veterinário com frequência, é equivocada”, ressalta Dra. Carolina.

A posse responsável permeou algumas questões das fases qualitativa e quantitativa da pesquisa, onde foi possível perceber a superficialidade com que este tema ainda é tratado. Sobras de comida ainda mostram-se como opção de alimentação para os pets, assim como tutores de gatos pontuam que esses animais raramente adoecem e não precisam de idas frequentes às clínicas veterinárias. Já os tutores de cães não veem com bons olhos a castração porque relacionam a prática com amputação humana. “Independentemente de estar doente ou não, cães e gatos precisam de visitas regulares ao Médico-Veterinário, assim como de uma alimentação de qualidade que contribua com seu bem-estar e saúde. A castração ainda é repleta de mitos e o brasileiro conhece muito pouco sobre os reais benefícios que ela traz para a saúde do pet”, alerta Dra. Padovani.

A Pesquisa Ibope Inteligência revelou, ainda, que os tutores de cães levam seus pets com mais frequência ao Médico-Veterinário do que tutores de gatos: a média é de 2,8 vezes contra 2,3 por ano. Os principais motivos são consulta de rotina e vacinação (79% dos tutores de cães e 76% dos tutores de gatos) e pelo aparecimento de alguma doença (26% para cachorros e 19% para felinos).

No perfil de não possuidores, abandonar ou doar o animal de estimação por motivos banais é recorrente. Prova disso é que a segunda resposta mais dada para a pergunta “em qual circunstância perdeu o animal” foi por mudança de casa ou apartamento, perdendo apenas para o falecimento do pet. Outros fatores como nascimento do filho e falta de tempo também estavam entre as respostas dos entrevistados.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo que a qualitativa foi feita com 13 grupos de discussão em São Paulo, Recife e Porto Alegre. As entrevistas foram realizadas com homens e mulheres a partir de 25 anos, divididos em três grupos: donos de cães, donos de gatos e não possuidores – com intenção de ter um pet nos meses de janeiro e fevereiro de 2015.

A etapa quantitativa tem uma base de 900 entrevistados, sendo 300 donos de cães, 300 donos de gatos e 300 não possuidores – com intenção de ter. As entrevistas foram realizadas com homens e mulheres a partir de 25 anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Salvador e Distrito Federal entre os dias 25 de junho a 17 de julho de 2015. A margem de erro da pesquisa é de 6 pontos percentuais por segmento e de 3 pontos percentuais no total da amostra.




Sobre a Mars, Incorporated
A Mars, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, EUKANUBA™ e UNCLE BEN’S®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 33 bilhões em vendas oriundas de seis distintas linhas de negócio: Petcare, Chocolate, Wrigley, Food, Drinks e Simbiocience. Mais de 75 mil colaboradores de 74 países estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa: Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade, e lutam, diariamente, para desenvolver o relacionamento com públicos de interesse, a fim de estimular o crescimento do qual a empresa se orgulha.

Sobre o WALTHAM® Research Center
Já celebrando mais de 50 anos de ciência inovadora, o WALTHAM®, Centro de nutrição e bem-estar animal atua como uma importante autoridade científica no desenvolvimento das fronteiras de pesquisa sobre a nutrição e a saúde de animais de estimação. Situado em Leicestershire, Inglaterra, o renomado instituto de ponta de ciências da Mars, Incorporated gera conhecimentos que permitem o desenvolvimento de produtos inovadores, que atendem as necessidades dos animais de estimação de uma maneira prática. Desde a publicação de sua primeira pesquisa original, em 1963, o WALTHAM® é o pioneiro de muitos avanços importantes no campo da nutrição de animais domésticos e interação humana-animal, resultando em mais de 1.700 publicações, incluindo mais de 600 revisões por pares de trabalhos científicos. Hoje, o WALTHAM® continua a colaborar com os melhores institutos científicos do mundo, gerando a visão de cuidados com os animais domésticos da Mars para criar um mundo melhor para os animais e fornecer a ciência e a expertise que sustenta importantes marcas da Mars, como WHISKAS®, PEDIGREE®, NUTRO®, TRILL®, CESAR®, SHEBA®, KITEKAT®, DREAMIES™, AQUARIAN®, WINERGY®, BANFIELD® Pet Hospital e a marca ROYAL CANIN.

Sobre o IBOPE Inteligência
O IBOPE Inteligência é uma empresa privada brasileira que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor


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