sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito aproveita o Dia Nacional do Idoso para fazer alerta



Dia Nacional do Idoso é comemorado na próxima terça-feira, 27 de setembro

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito - iniciativa lançada em 2015 e inspirada na Década de Ação Pela Segurança Viária (2011 a 2020), estabelecida pela Organização das Nações Unidas para chamar a atenção para a questão da violência no trânsito - aproveita o Dia Nacional do Idoso, que se comemora na próxima terça-feira, 27, para fazer um alerta aos idosos em relação ao trânsito, dado que o processo natural do envelhecimento (audição, equilíbrio e visão) somado ao fato do aumento de carros e motociclistas nas ruas chama a atenção para um cuidado maior, para as pessoas nessa faixa etária, na prevenção de acidentes.
No último Censo realizado pelo IBGE, em 2010, a população de jovens foi reduzida a 24% do total. Por sua vez, os idosos passaram a representar 10,8% do povo brasileiro, ou seja, mais de 20,5 milhões de pessoas possuem mais de 60 anos; isto representa incremento de 400% se comparado ao índice anterior.
Com o aumento da população de idosos também existe uma maior preocupação em relação ao trânsito, dado que os idosos precisam redobrar a atenção. De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (INFOSIGA-SP), mil pessoas, na faixa dos 60 anos ou mais, morreram vítimas de acidentes de trânsito em 2015. De janeiro a agosto de 2016, já foram registrados 715 óbitos de idosos, sendo que desse total, 320 foram vítimas de atropelamentos. Em relação ao mesmo período do ano passado (jan a ago/15 e jan a ago/16), o número de óbitos se mantém estável, com apenas 2 mortes a menos em 2016.
Dentre os 15 municípios que possuem convênio com o Governo do Estado de São Paulo para investimentos em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito, vale ressaltar os resultados positivos alcançados na redução da morte de idosos em: Praia Grande (-55%), São José do Rio Preto (-28%); São Roque (-33%) e Fernandópolis (-100%) no período de jan a ago 15 em relação à jan a ago 16.
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito lançou, recentemente, a campanha “Estatísticas”, que visa conscientizar a população sobre a importância da mudança de comportamento no trânsito para a diminuição dos acidentes. Dentre os filmes apresentados, destaca-se a questão de atropelamento de idosos (https://www.youtube.com/watch?v=Xpq5tFVpSIc). Mais informações no site www.vidadepreferencia.com.br

Algumas dicas simples para os pedestres idosos:
 
- Antes de atravessar a rua, olhe para os dois lados; 

- Atravesse na faixa de pedestre, respeitando a sinalização; 

- Não atravesse a rua usando o celular ou fone de ouvido; 

- Carros, ônibus e árvores são pontos cegos. Não atravesse por trás deles; 

- Antes de atravessar na frente de veículos, certifique-se de que você foi visto pelo motorista; 

- Em estradas, caminhe na contramão dos carros e só atravesse pela passarela; 

- Só desembarque de veículos pelo lado da calçada. 

O pedestre é o elo mais frágil no trânsito e é preciso transitar com atenção redobrada, atitudes gentis e respeitá-lo acima de tudo. 

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil, parceria estratégica do Centro de Liderança Pública (CLP) e com o apoio das empresas Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fenaseg, Grupo Ultra, Porto Seguro, Optas - Fadel e Raízen.

Sobre o INFOSIGA SP
Lançado em fevereiro, o relatório INFOSIGA SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito. A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis através do site www.infosiga.sp.gov.br.

Sobre o convênio com municípios
Em fevereiro de 2016, O governador Geraldo Alckmin assinou convênios com 15 municípios: Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. No total, estão sendo investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito. Foram considerados municípios com números médios superiores a 15 óbitos por 100 mil e escolhidos por faixa populacional (até 100 mil habitantes, até 200 mil, até 400 mil e acima de 400 mil).
Nestes municípios, estão sendo realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. Um dos exemplos é a formação de um Comitê de Segurança de Trânsito em cada município. O comitê é composto por representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema (Polícias Militar e Civil; setores de Engenharia de Tráfego, Educação e Fiscalização no Trânsito; Unidades de Saúde/Hospitais; SAMU; Corpo de Bombeiros; Detran; concessionárias, DER) com o objetivo de realizar análises e levantamentos de causas e definições de soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário