Costumamos passar grande parte do dia trabalhando e
é normal que se crie vínculos com os colegas de trabalho, relações de amizade
duradouras, verdadeiras. Há até quem comece a namorar no ambiente corporativo.
Apesar de muitas pessoas acharem algo normal, é preciso tomar cuidado e manter
a descrição, pois alguns chefes costumam associar a formação de um novo casal
com a falta de produtividade e foco no ambiente profissional.
Pensando nisso, o CEO dos sites WinJob e Ever2,
Lailton Sabino, listou algumas dicas interessantes para quem passa por isso e
precisa equilibrar namoro e trabalho. Veja:
- Caso a relação se consolide, vale prestar atenção à política da empresa quanto aos relacionamentos entre funcionários e jamais deixe com que isso atrapalhe seu desempenho dentro da empresa;
- Tenham bom senso. Evitem usar apelidos que vocês costumam se chamar quando estão em casa.
- Evitem beijos e abraços mais calorosos. Isso pode dar demissão por justa causa;
- Não envie bilhetes e e-mails pessoais, por que eles podem acabar em mãos erradas, principalmente se a empresa possuir intranet.
- Jamais crie situações para ficar a sós com seu(sua) companheiro(a) durante o trabalho. Isso demonstra falta de comprometimento com suas obrigações profissionais, além de gerar possíveis constrangimentos e fofocas pela empresa, podendo chegar ao chefe;
- Não fiquem discutindo relacionamento no ambiente de trabalho, afinal, ninguém precisa saber o motivo da discussão do casal;
- Não seja ciumento no ambiente profissional. Lembre-se que durante o expediente vocês são colegas de trabalho e não namorados;
- Falar ao telefone não é proibido, mas procure evitar. Se não for possível, seja breve, fale somente o necessário. Ninguém precisa saber o assunto, e estar sempre ao telefone pode dar a entender que você está com tempo livre ou não cumpriu com seus afazeres profissionais.
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