Dados da Kantar Worldpanel apontam
que petit suisse e sobremesa pronta deixaram de ser presença constante no
carrinho de compras
A hora das refeições dos brasileiros sofreu
uma grande mudança nos últimos dez anos. De acordo com dados levantados pela
Kantar Worldpanel, de 2006 a 2008 alimentos e bebidas básicos como biscoito,
leite longa vida, suco em pó, óleo, açúcar, pães farinha de trigo e extrato de
tomate, por exemplo, registravam penetração anual acima de 70%. No período
seguinte, de 2009 a 2011, a marca do consumo foi a busca pela fartura. Não por
acaso ganharam penetração as categorias petit suisse, sobremesa pronta e bolo
pronto, enquanto leite pasteurizado e polpa e purê de tomate perderam espaço.
De 2012 a 2014, a população foi em
busca de uma mesa mais sofisticada e abastecida com produtos premium. Ganharam
penetração suco pronto, água de coco, molho pronto e os azeites. Perderam força
o suco concentrado e o extrato de tomate.
Nos anos seguintes, 2015 e 2016,
influenciados pelas instabilidades econômicas, os consumidores entraram em uma
nova fase, marcada pela racionalização e pelo retorno ao hábito de preparar
alimentos em casa. Entraram nos carrinhos com mais frequência presuntaria,
hambúrguer e linguiça, ao mesmo tempo em que farinha de trigo, margarina, creme
de leite, leite condensado e suco em pó, ingredientes utilizados em receitas
caseiras, agregaram novos compradores. No mesmo período, o petit suisse e a
sobremesa pronta perderam espaço nas listas de compras, enquanto bolo pronto,
suco pronto e azeite ficaram menos presentes na mesa dos brasileiros.
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