quinta-feira, 7 de julho de 2016

Crise econômica começa a perder o fôlego. Você já tem estratégia para retomar o crescimento?




O Brasil viveu uma forte recessão econômica nos últimos 12 meses. A crise causou demissões em massa, o que levou os índices de desemprego a baterem os recordes da última década. Sem falar nas 1,8 milhão de empresas que fecharam as portas em 2015 – maior número dos últimos cinco anos. Foram tempos difíceis, mas parece que o céu está se abrindo. Ao menos é o que aponta o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no relatório divulgado dia 27 de junho. Segundo o Instituto, um dos sinais de que a crise está perdendo o fôlego pode ser percebido principalmente na indústria nacional.

A boa notícia é que crises são selecionadores naturais. Os melhores e mais adaptáveis sobrevivem. E se você, pequeno empresário, passou pela recessão econômica e sobreviveu, o relatório do IPEA mostra que os bons ventos da mudança já estão dando sinais.

Com os pés no chão e os olhos no futuro, está na hora de criar uma estratégia para crescer e conquistar novos clientes. Nesse contexto, a comunicação é o braço mais poderoso de uma empresa na conquista de leads. Sem uma boa estratégia para encontrar, interagir, engajar e converter clientes, as empresas ficam à mercê do acaso e a chance de se destacarem acaba sendo muito menor.

O Blog da PME já deu várias dicas sobre como a comunicação ajuda a abastecer o seu funil de vendas. Em linhas gerais, é preciso uma estratégia de comunicação para cada etapa do funil. Atrair leads – tornando a marca mais conhecida e proporcionando maior visibilidade nos meios de comunicação; estabelecer relacionamentos – criando vínculos com seu público alvo; e despertar interesses – oferecendo conteúdos capazes de engajar ainda mais o potencial cliente à sua empresa.

Se você tem interesse em entender melhor as ações de comunicação para o funil de vendas, basta fazer download do e-book “Crise: um guia rápido para retomar o crescimento”. Nele você encontra uma análise sobre o atual momento político e econômico que atravessamos, bem como dicas para cortar custos em vez de investimentos e alguns passos fundamentais para recolocar sua empresa nos trilhos novamente depois do turbilhão pelo qual passamos.

Por fim, é importante entender que crises não duram para sempre. Mais dia, menos dia, o sol voltará a brilhar. Mesmo que o relatório do IPEA seja positivo e traga esperança, o mercado ainda vai levar um tempo para se recuperar totalmente. Isso porque a confiança do consumidor para investir e arriscar precisa ser reconquistada. Aqueles que tiverem estratégia sólida de comunicação certamente irão se destacar e surfarão numa boa onda quando ela voltar a dar as caras por aqui.


Juliana Colognesi - jornalista especializada em assessoria de imprensa e marketing na InformaMídia Comunicação e colaboradora do Blog da PME.
www.informamidia.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário