Mapeamento de
lugares preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida acontece no dia
28 de julho
Trabalhar,
passear, fazer compras ou estudar. A rotina está repleta de atividades e
compromissos que não podemos deixar de cumprir. Só percebemos a importância da
mobilidade para realizar essas tarefas quando algum obstáculo atrapalha nosso
caminho. Idosos, gestantes, pais com carrinhos de bebê, obesos ou pessoas com
deficiência física também precisam ter seu direito de ir e vir garantido. Dessa
forma, por acreditar que facilitar a vida é também pensar na necessidade de
todos os cidadãos e, principalmente, para inspirar as pessoas a realizarem o
que elas desejam, Advil – o analgésico mais vendido no mundo - promove a
campanha #Nada Atrapalha Meu Caminho e incentiva o movimento pela
mobilidade.
A marca acredita
que empoderar as pessoas com informação e acesso permite que elas tenham mais
autonomia e qualidade de vida. Por isso, uma das iniciativas da campanha é o
apoio ao aplicativo Biomob, uma ferramenta que promove o compartilhamento da
informação, acessibilidade e mobilidade urbana para todos.
O gerente de
grupo de produtos da Pfizer Consumer Healthcare, Elio Dilburt, destaca
que #Nada Atrapalha Meu Caminho “é uma inspiração para que as pessoas
não desistam de seus objetivos por causa de obstáculos, sejam eles originados
pela dor ou, neste caso, pela dificuldade de mobilidade”. Essa temática tem
sido usada pela marca desde o início de 2015, reforçando que a dor pode e deve
ser combatida, para que ela não atrapalhe o caminho das pessoas. “Por isso, faz
todo sentido Advil apoiar essa iniciativa. Nem a dor, nem a mobilidade podem
impedir que as pessoas tenham autonomia e sigam com suas rotinas”, resume
Dilburt.
O arquiteto
especialista em acessibilidade Mario Cezar da Silveira destaca que
acessibilidade é uma necessidade que todos teremos no futuro, devido ao
envelhecimento, perdas funcionais, deficiência adquirida ou até mesmo uma
gravidez. Por isso, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente
acontece quando não há barreiras e os espaços são pensados para todas as
pessoas, por toda a vida. De acordo com o IBGE, o Brasil possui hoje 13 milhões
de pessoas com deficiência motora, mais de 20 milhões de idosos, quase 19
milhões de obesos e 800 mil gestantes por ano. A previsão é que, em 2040, 27%
da população tenha mais de 60 anos, ou seja, 55 milhões de pessoas.
Dessa forma,
promover ações que gerem a autonomia e promovam a mobilidade, como essa apoiada
por Advil, é uma forma de garantir que todos tenham uma vida ativa e de
qualidade. “Um local acessível é mais confortável para todos e a adaptação de
um estabelecimento deve ser vista como investimento, já que incentiva a
frequência de novos clientes”, reforça, Silveira.
Mutirão da
acessibilidade
Para mapear
lugares acessíveis e valorizar boas iniciativas, será realizado um mutirão em
São Paulo, no dia 28 de julho. A população está convidada a participar,
avaliando a acessibilidade de estabelecimentos por meio do aplicativo Biomob e,
assim, promover cidades melhores para todos. Após um pequeno treinamento, todos
sairão às ruas juntos, para visitar lugares acessíveis e, em tempo real, dar
uma nota para cada item de acessibilidade.
Quem não puder
comparecer à ação presencial ou estiver em qualquer outra cidade do Brasil pode
contribuir mesmo assim. Ao visitar um local, basta procurá-lo no aplicativo e
fazer a avaliação, a qualquer momento. O Biomob também detecta a localização do
usuário e sugere lugares próximos - que atendam à necessidade específica dele –
e também permite a busca por nome ou tipo de estabelecimento. Bares,
restaurantes, academias, teatros, shoppings, hotéis e parques são avaliados com
base na norma NBR 9050 – que estabelece as regras de acessibilidade para
edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - e recebem notas de 0
a 5 para todos os itens (calçada, entrada, banheiro adaptado, sinalizações
etc.).
A participação da
sociedade na iniciativa é fundamental para que a informação seja compartilhada.
“O projeto Biomob cresce por meio dos voluntários, que multiplicam a ideia e
incluem a mobilidade na pauta de todo cidadão”, explica Rodrigo Credidio,
um dos criadores da ferramenta.
O aplicativo é
gratuito para os usuários e também para as empresas que quiserem incluir seus
estabelecimentos, desde que apresentem um nível mínimo de acessibilidade.
Biomob é uma iniciativa da Goodbros e da BioMais, empresas que atuam para
melhorar o bem-estar das pessoas com deficiência, e tem o apoio de Advil.
Dor atrapalha atividades pessoais e profissionais
A dor também é um
dos motivos que dificultam a realização de tarefas do dia a dia. O impacto na
rotina chega a ser tão expressivo que três em cada quatro brasileiros relatam
que a dor atrapalha alguma atividade diária. O dado é da Pesquisa “A Dor no
Cotidiano”, feita pelo IBOPE CONECTA em parceria com Advil no final de 2015.
A enquete mostrou
que dor de cabeça e enxaqueca (65%), a dor nas costas (41%) e a dor muscular
(40%) foram as mais frequentes para homens e mulheres nos três meses anteriores
à pesquisa. Mas a dor de cabeça ainda é a grande “vilã”. Quando perguntados
sobre qual dessas dores mais atrapalhou sua rotina, ela foi a mais citada.
O médico
neurologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade
de São Paulo Daniel Ciampi ressalta que a dor é muito prevalente na
população e tem um impacto enorme na vida das pessoas. “A perda pode ser medida
inclusive de forma financeira, com faltas ao trabalho ou diminuição de
rendimento, e impacta também o lado pessoal, com aumento da ansiedade,
dificuldades no sono e atenção reduzida”, explica.
A pesquisa “A Dor
no Cotidiano” confirma que realizar as tarefas diárias e objetivos não é nada
fácil quando se tem dor. Para 63% dos entrevistados o trabalho é a principal
atividade impactada, seguida do sono (32%), atividades domésticas (30%) e até
mesmo o lazer (29%). No momento da dor, o que as pessoas mais buscam é o alívio
rápido para que possam retomar as atividades do dia a dia. Essa solução pode
ser encontrada com Advil, analgésico em cápsula líquida com ação rápida, a
partir de 10 minutos.
Serviço:
Mutirão da acessibilidade - São Paulo:
Data: 28/07
Local: R. Machado Bittencourt, 361 na Vila Mariana
Vagas limitadas. Inscrições: https://goo.gl/tym21S
Treinamento será realizado antes do mutirão.
Para baixar o
aplicativo, basta acessar o Google Play ou a Apple Store.
Informações
disponíveis também em: www.biomob.com.br
Para saber mais
sobre Advil acesse: www.advil.com.br
Sobre Advil
Analgésico mais vendido do mundoi, Advil é indicado
para o alívio das dores, como dor de cabeça, nas costas e muscularesii.
Há oito anos no mercado brasileiro, o produto se diferencia nesse segmento pela
moderna apresentação em cápsula líquida, com início de ação rápido, a partir de
10 minutosiii.
Pfizer
A Pfizer Consumer Healthcare, divisão de consumo do grupo
Pfizer, atua em mais de 90 países e comercializa produtos isentos de prescrição
médica que promovem saúde e bem-estar para mais de 4 bilhões de consumidores em
todo o mundo. No Brasil, a empresa atua nas categorias de analgésicos,
antiácidos, multivitamínicos e nutricosméticos, representados pelas marcas
Advil, Centrum, Caltrate, Clusivol, IMEDEEN, Magnésia Bisurada e Stresstabs.
Hoje, o crescimento da PCH é impulsionado por três marcas globais: Centrum, o
multivitamínico número 1 do mundo; Advil, o analgésico mais vendido
globalmente, e Caltrate, a marca número 1 no mundo entre os suplementos de
cálcio. Fundada em 1849 e instalada no Brasil desde 1952, a Pfizer está
comprometida em fazer o melhor para colaborar para a qualidade de vida das
pessoas em todas as etapas da vida, oferecendo opções terapêuticas para
prevenção e tratamento de uma variedade de doenças. A companhia também mantém e
acompanha projetos sociais voltados para educação, saúde e sustentabilidade no
país.
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