quinta-feira, 21 de julho de 2016

Advil convida população para mutirão de acessibilidade




Mapeamento de lugares preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida acontece no dia 28 de julho

Trabalhar, passear, fazer compras ou estudar. A rotina está repleta de atividades e compromissos que não podemos deixar de cumprir. Só percebemos a importância da mobilidade para realizar essas tarefas quando algum obstáculo atrapalha nosso caminho. Idosos, gestantes, pais com carrinhos de bebê, obesos ou pessoas com deficiência física também precisam ter seu direito de ir e vir garantido. Dessa forma, por acreditar que facilitar a vida é também pensar na necessidade de todos os cidadãos e, principalmente, para inspirar as pessoas a realizarem o que elas desejam, Advil – o analgésico mais vendido no mundo - promove a campanha #Nada Atrapalha Meu Caminho e incentiva o movimento pela mobilidade.

A marca acredita que empoderar as pessoas com informação e acesso permite que elas tenham mais autonomia e qualidade de vida. Por isso, uma das iniciativas da campanha é o apoio ao aplicativo Biomob, uma ferramenta que promove o compartilhamento da informação, acessibilidade e mobilidade urbana para todos.

O gerente de grupo de produtos da Pfizer Consumer Healthcare, Elio Dilburt, destaca que #Nada Atrapalha Meu Caminho “é uma inspiração para que as pessoas não desistam de seus objetivos por causa de obstáculos, sejam eles originados pela dor ou, neste caso, pela dificuldade de mobilidade”. Essa temática tem sido usada pela marca desde o início de 2015, reforçando que a dor pode e deve ser combatida, para que ela não atrapalhe o caminho das pessoas. “Por isso, faz todo sentido Advil apoiar essa iniciativa. Nem a dor, nem a mobilidade podem impedir que as pessoas tenham autonomia e sigam com suas rotinas”, resume Dilburt.

O arquiteto especialista em acessibilidade Mario Cezar da Silveira destaca que acessibilidade é uma necessidade que todos teremos no futuro, devido ao envelhecimento, perdas funcionais, deficiência adquirida ou até mesmo uma gravidez. Por isso, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente acontece quando não há barreiras e os espaços são pensados para todas as pessoas, por toda a vida. De acordo com o IBGE, o Brasil possui hoje 13 milhões de pessoas com deficiência motora, mais de 20 milhões de idosos, quase 19 milhões de obesos e 800 mil gestantes por ano. A previsão é que, em 2040, 27% da população tenha mais de 60 anos, ou seja, 55 milhões de pessoas.

Dessa forma, promover ações que gerem a autonomia e promovam a mobilidade, como essa apoiada por Advil, é uma forma de garantir que todos tenham uma vida ativa e de qualidade. “Um local acessível é mais confortável para todos e a adaptação de um estabelecimento deve ser vista como investimento, já que incentiva a frequência de novos clientes”, reforça, Silveira.

Mutirão da acessibilidade
Para mapear lugares acessíveis e valorizar boas iniciativas, será realizado um mutirão em São Paulo, no dia 28 de julho. A população está convidada a participar, avaliando a acessibilidade de estabelecimentos por meio do aplicativo Biomob e, assim, promover cidades melhores para todos. Após um pequeno treinamento, todos sairão às ruas juntos, para visitar lugares acessíveis e, em tempo real, dar uma nota para cada item de acessibilidade.

Quem não puder comparecer à ação presencial ou estiver em qualquer outra cidade do Brasil pode contribuir mesmo assim. Ao visitar um local, basta procurá-lo no aplicativo e fazer a avaliação, a qualquer momento. O Biomob também detecta a localização do usuário e sugere lugares próximos - que atendam à necessidade específica dele – e também permite a busca por nome ou tipo de estabelecimento. Bares, restaurantes, academias, teatros, shoppings, hotéis e parques são avaliados com base na norma NBR 9050 – que estabelece as regras de acessibilidade para edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - e recebem notas de 0 a 5 para todos os itens (calçada, entrada, banheiro adaptado, sinalizações etc.).

A participação da sociedade na iniciativa é fundamental para que a informação seja compartilhada. “O projeto Biomob cresce por meio dos voluntários, que multiplicam a ideia e incluem a mobilidade na pauta de todo cidadão”, explica Rodrigo Credidio, um dos criadores da ferramenta.

O aplicativo é gratuito para os usuários e também para as empresas que quiserem incluir seus estabelecimentos, desde que apresentem um nível mínimo de acessibilidade. Biomob é uma iniciativa da Goodbros e da BioMais, empresas que atuam para melhorar o bem-estar das pessoas com deficiência, e tem o apoio de Advil.

Dor atrapalha atividades pessoais e profissionais

A dor também é um dos motivos que dificultam a realização de tarefas do dia a dia. O impacto na rotina chega a ser tão expressivo que três em cada quatro brasileiros relatam que a dor atrapalha alguma atividade diária. O dado é da Pesquisa “A Dor no Cotidiano”, feita pelo IBOPE CONECTA em parceria com Advil no final de 2015.

A enquete mostrou que dor de cabeça e enxaqueca (65%), a dor nas costas (41%) e a dor muscular (40%) foram as mais frequentes para homens e mulheres nos três meses anteriores à pesquisa. Mas a dor de cabeça ainda é a grande “vilã”. Quando perguntados sobre qual dessas dores mais atrapalhou sua rotina, ela foi a mais citada.

O médico neurologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Daniel Ciampi ressalta que a dor é muito prevalente na população e tem um impacto enorme na vida das pessoas. “A perda pode ser medida inclusive de forma financeira, com faltas ao trabalho ou diminuição de rendimento, e impacta também o lado pessoal, com aumento da ansiedade, dificuldades no sono e atenção reduzida”, explica.

A pesquisa “A Dor no Cotidiano” confirma que realizar as tarefas diárias e objetivos não é nada fácil quando se tem dor. Para 63% dos entrevistados o trabalho é a principal atividade impactada, seguida do sono (32%), atividades domésticas (30%) e até mesmo o lazer (29%). No momento da dor, o que as pessoas mais buscam é o alívio rápido para que possam retomar as atividades do dia a dia. Essa solução pode ser encontrada com Advil, analgésico em cápsula líquida com ação rápida, a partir de 10 minutos.


Serviço:
Mutirão da acessibilidade - São Paulo:
Data: 28/07
Local: R. Machado Bittencourt, 361 na Vila Mariana
Vagas limitadas. Inscrições: https://goo.gl/tym21S

Treinamento será realizado antes do mutirão.

Para baixar o aplicativo, basta acessar o Google Play ou a Apple Store.
Informações disponíveis também em: www.biomob.com.br
Para saber mais sobre Advil acesse: www.advil.com.br

 


Sobre Advil
Analgésico mais vendido do mundoi, Advil é indicado para o alívio das dores, como dor de cabeça, nas costas e muscularesii. Há oito anos no mercado brasileiro, o produto se diferencia nesse segmento pela moderna apresentação em cápsula líquida, com início de ação rápido, a partir de 10 minutosiii.


Pfizer
A Pfizer Consumer Healthcare, divisão de consumo do grupo Pfizer, atua em mais de 90 países e comercializa produtos isentos de prescrição médica que promovem saúde e bem-estar para mais de 4 bilhões de consumidores em todo o mundo. No Brasil, a empresa atua nas categorias de analgésicos, antiácidos, multivitamínicos e nutricosméticos, representados pelas marcas Advil, Centrum, Caltrate, Clusivol, IMEDEEN, Magnésia Bisurada e Stresstabs. Hoje, o crescimento da PCH é impulsionado por três marcas globais: Centrum, o multivitamínico número 1 do mundo; Advil, o analgésico mais vendido globalmente, e Caltrate, a marca número 1 no mundo entre os suplementos de cálcio. Fundada em 1849 e instalada no Brasil desde 1952, a Pfizer está comprometida em fazer o melhor para colaborar para a qualidade de vida das pessoas em todas as etapas da vida, oferecendo opções terapêuticas para prevenção e tratamento de uma variedade de doenças. A companhia também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação, saúde e sustentabilidade no país.


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