sexta-feira, 24 de junho de 2016

Grupo Santa Joana promove campanha de higienização das mãos




Exposição exclusiva de mãos de gesso customizadas está aberta ao público até o final do mês


O Grupo Santa Joana, que administra as maternidades Santa Joana e Pro Matre Paulista, em São Paulo, há muitos anos promove ações em prol do combate à infecção hospitalar, sendo que possui um dos menores índices (0,3%), baixíssimo se comparado à média nacional de 2,8%. Por isso, e com o objetivo de reforçar a importância da higienização das mãos entre seus colaboradores, a instituição lançou uma campanha especial sobre o tema intitulada “Higienização das mãos é uma arte". Uma das ações contempla uma exposição exclusiva de mãos de gesso customizadas pelos próprios funcionários e que estará aberta ao público geral até 30 de junho, na maternidade Santa Joana.

Atualmente, a instituição possui uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) muito atuante e presente em todas as áreas, que está embasada em normas brasileiras e órgãos internacionais reconhecidos no mundo inteiro. A ideia da campanha é conscientizar os profissionais sobre questões relacionadas à assistência à saúde dos pacientes, contaminação do ambiente hospitalar por microorganismos, assim como na proteção dos profissionais em relação a doenças infecciosas ocupacionais. Com isso, a instituição reforça a preocupação com a importância do tema, além do reforço à comunicação e processos do dia a dia.

A infectologista da maternidade, Rosana Richtmann, explica a importância da campanha e que esta é uma das maneiras mais eficazes de impedir a transmissão e a aquisição de doenças e infecções. “Entregamos para cada setor do hospital uma mão de gesso em branco. A ideia era que cada grupo discutisse como customizar esta mão e transmitir uma ideia nova, envolvendo o tema da campanha, que ressalta as palavras conscientização e higiene”, conta. Esta é a 11ª edição da campanha que, todos os anos, promove ideias diferentes para ressaltar a relevância do tema.

Com esta ação, o Grupo Santa Joana buscou aguçar o instinto artístico de cada colaborador, já que juntos eles precisaram pensar em todas as fases do processo, desde a ideia a ser transmitida, execução e finalização. “Cada peça teve um significado especial e juntas representam a conscientização da higienização das mãos. Há votações interna e externa, com diretores e personalidades ligadas à saúde e higiene das mãos, para eleger a melhor peça, que levará um prêmio. Essa campanha junta arte e ciência e estamos completamente felizes com o resultado”, conta a especialista.

O Grupo Santa Joana sempre se mostrou engajado nas questões relacionadas ao tema, tanto que está envolvido em campanhas anuais e já venceu o Prêmio Latino-Americano de Excelência na Higienização das Mãos, um dos mais importantes prêmios internacionais do setor. Ele é concebido como uma plataforma de reconhecimento, distinção e celebração dos hospitais e dos grupos de profissionais de cuidados de saúde que fizeram uso do seu entusiasmo e conhecimento para melhorar a segurança dos pacientes.



Exposição – Campanha de higienização das mãos
Data: até 30 de junho
Horário: 24h
Valor: gratuito
Endereço: Rua do Paraíso, 432 – São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário