quinta-feira, 23 de junho de 2016

CONGELAMENTO DE ÓVULOS, POR MEIO DA VITRIFICAÇÃO, PRESERVA FERTILIDADE DA MULHER



Atualmente, adiar a gravidez é uma escolha muito comum entre as mulheres. Cada vez mais a vida profissional, a situação econômica, ou mesmo, fatores sociais fazem com que o desejo da maternidade seja concretizado um pouco mais tarde. Como exemplo disso, a atriz Cléo Pires revelou esta semana que pretende congelar os óvulos para uma futura gravidez.  

De acordo com o ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, a técnica de congelamento de óvulos, por meio da vitrificação, é o método mais promissor para ser utilizado por mulheres que desejam preservar sua fertilidade. “O congelamento dos gametas femininos possibilita à mulher estocar e preservar seus óvulos jovens antes de perderem a qualidade ou a total função ovariana, possibilitando que, mais tarde, quando estiver decidida, obtenha sucesso na gravidez. A criopreservação dos óvulos é realizada por um método laboratorial chamado vitrificação, que protege a célula e mantém suas funções. Por serem células grandes e cheias de água em sua composição, os óvulos, são desidratados e depois imersos em um meio crioprotetor para serem congelados”, explica. 

O especialista ressalta que o ideal é realizar o congelamento até os 35 anos de idade, pois os resultados são melhores. “Se a mulher possuir idade superior a 35 anos e não desejar uma gestação nos próximos anos, é essencial que converse com seu médico para avaliar a possibilidade de criopreservação”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário