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Estudo do instituto Market Analysis, em parceria com
o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em onze capitais,
revela que brasileiros reconhecem selos com atributos ambientais, mas ainda é
baixa a confiança na comunicação das empresas
sobre suas qualidades socioambientais
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A
pesquisa Identificação e conexão do consumidor com os selos ambientais,
realizada pelo instituto de pesquisa e opinião pública Market Analysis, em
parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec),
apresentou 27 selos ambientais para 906 adultos de onze capitais do Brasil e
perguntou se eles reconheciam esses selos. Oito em cada dez consumidores
conseguiram identificar pelo menos um dos selos como símbolo do trabalho
realizado por governo, empresas ou outras entidades em prol do meio ambiente
(81%).
Em
Salvador e Brasília os selos são mais conhecidos: 99% e 96% dos
entrevistados, respectivamente, afirmam reconhecer pelo menos um deles. Por
outro lado, os residentes de Porto Alegre, Curitiba e Rio Janeiro exibem mais
dificuldades em reconhecê-los (50%, 69% e 71% conhecem pelo menos um selo,
respectivamente).
Do
ponto de vista sociodemográfico, o conhecimento dos selos pelos brasileiros é
o seguinte: maior conhecimento entre os jovens de 18 a 24 anos (91%), entre a
população de renda mais alta (85% dos que pertencem às classes A e B) e de
maior escolaridade (95% entre os que possuem pelo menos o ensino superior
incompleto).
O
mais conhecido é o selo Procel, do Programa Nacional de Conservação de Energia
Elétrica, que identifica equipamentos e eletrodomésticos de maior eficiência
energética. Os resultados mostram que 3 em cada 4 brasileiros (75%) o
reconhecem, uma proporção muito acima dos demais selos estudados.
Já
para 22% dos pesquisados, o segundo selo mais conhecido é o Conpet. Assim
como o Procel, este selo é conferido aos produtos mais eficientes no uso de
derivados de petróleo e gás natural. É destinado a determinados segmentos
como: automóveis, fogões, fornos à gás e aquecedores de água à gás. Tanto o
selo Procel como o Conpet são selos oficiais, estabelecidos em programas
governamentais.
Na
terceira posição está a certificação oficial Produto Orgânico Brasil (14%),
que garante o cultivo de alimentos sem agrotóxicos ou fertilizantes
artificiais. Dois outros selos que certificam alimentos orgânicos figuram na
lista dos dez mais conhecidos (ver quadro abaixo). A seguir aparece mais um
selo de eficiência energética, o Energy Star (13%); e o da ISO 14.001 (12%),
que certifica empresas cujas políticas e gestão ambientais apontam para
práticas sustentáveis.
Para
Fabián Echegaray, diretor do instituto Market Analysis, o ranking sugere duas
conclusões: “há uma notável capilaridade da eficiência energética como
virtude ambiental na cabeça dos consumidores, e também se destaca a força dos
selos desenvolvidos por vários stakeholders ou endossados por entidades
normalizadoras isentas”.
A
força dos selos identificados com instituições do Estado, ONGs e produtores,
e não aqueles promovidos isoladamente por empresas, é coerente com outro
aspecto verificado nas respostas: a baixa confiança dos consumidores na
comunicação empresarial das suas qualidades socioambientais. Apenas 37% dos
entrevistados acreditam que as empresas comunicam a verdade do que fazem em
matéria ambiental e social.
Isso,
em um contexto onde a quantidade de mensagens ambientais encontradas em
rótulos de produtos no varejo aumentou quase cinco vezes entre 2010 e 2014,
de acordo com dados da pesquisa Greenwashing no Brasil.
Embora
reconheçam menos os selos de certificação ambiental, os porto-alegrenses têm
mais credibilidade na comunicação corporativa: 65% acreditam que as empresas
comunicam com honestidade e veracidade o que fazem em matéria social e ambiental
(frente à 37% observado na amostra total). Os cariocas, por outro lado, são
os mais desconfiados da comunicação corporativa: 77% não creem na informação
divulgada pelas empresas (frente à 60% observado na amostra total).
Essa
distribuição regional da credibilidade nas mensagens socioambientais
corporativas repete resultado de pesquisa de 2013 do Idec e da Market
Analysis, que também apontava a Região Sul como a que mais confiava nas
empresas.
“Essa
pesquisa de 2016 parece reforçar o que encontramos naquela de 2013, a saber,
a de que mensagens que atestam segurança e economia de recurso nos produtos
parecem gozar de alguma estabilidade na confiança do consumidor”, afirma
Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec. “De todo modo, a lição que
o consumidor tem deixado para empresas e governo, é a de que trabalhos
contínuos e com método merecem sua confiança, o que pode explicar porque os
selos Procel e Conpet estão bem à frente dos outros”, completa Oliveira.
Metodologia: A pesquisa Identificação e conexão do consumidor
com os selos ambientais foi realizada por meio de entrevistas face a face em
906 domicílios das 5 regiões do país. Homens e mulheres com idade entre 18 e
69 anos, pertencentes a todas as classes socioeconômicas foram entrevistados
entre os dias 25 de janeiro e 14 de fevereiro de 2016. O estudo abrange as
seguintes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador,
Recife, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Belém, Brasília e Goiânia. Cotas
cruzadas de idade, sexo e classe social foram estabelecidas para garantir a
representatividade de todos os grupos demográficos na amostra.
Foram pesquisados os seguintes selos e certificações: ABIO –
Associação de Agricultores Biológicos; Cerflor: Certificação Florestal;
Certified Vegan; Coatings Care; Conpet; D2W; Dolphin Safe; EarthCheck;
Ecocert; Energy Star; Fairtrade; Falcão Bauer; FSC; I’m Green; IBD Orgânico;
ISO14001; LEED; Natrue; PEFC; Procel; Produto Orgânico; Rainforest Alliance;
RoHS; Rótulo Ecológico ABNT; RSPO; Sustentax; Terracycle.
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