quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

10 dicas para um Carnaval sem ressaca




Médico do Seconci-SP dá dicas para ajudar os foliões a pularem os quatro dias sem dor de cabeça

Carnaval é época de folia e diversão, mas o corpo paga as consequências pelo consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Para ajudar a driblar a ressaca e o mal-estar, o médico Moacir Augusto Dias, clínico geral e gastroenterologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), dá dicas de alimentação para os foliões pularem com disposição os quatro dias de festa.

1 – Quais são os melhores alimentos para quem está de ressaca?
·         Água de coco: o álcool tem ação diurética e faz com que a pessoa perca muito potássio e sódio. Além de hidratar, a água de coco repõe estes minerais.
·         Atum em lata: ajuda a repor diversos minerais que o corpo perde quando se ingere álcool.
·         Banana e laranja: possuem potássio e sódio e ajudam a diminuir as câimbras, o cansaço excessivo e as dores musculares.
·         Couve e espinafre: contêm ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que colaboram com a limpeza do fígado.
·         Grãos integrais: ricos em vitamina B e ácidos, são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado para se livrar dos excessos cometidos.
·         Macarrão, bolos e pães: alimentos ricos em carboidratos que, após digeridos, se transformam em açúcar e fornecem energia para o corpo.
·         Ovo: é rico na proteína cisteína, que contém glutationa. Quando o organismo detecta a presença de álcool, produz uma substância tóxica chamada acetaldeído. Em seguida, produz glutationa para evitar intoxicação. Portanto, o ovo é um aliado na cura da ressaca.
·         Refrigerante de limão: estimula a produção da enzima ALDH, que metaboliza o álcool ingerido. Além disso, os refrigerantes são feitos à base de água e açúcar, que são essenciais para hidratar e fornecer energia ao corpo.
·         Tomate: é rico em vitamina C, glutationa e potássio. Além disso, tem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres liberados pelo consumo de álcool.

2 - O que deve ser evitado?
·         Chás e café: os dois têm ação diurética e desidratam ainda mais o corpo. Evite então o famoso café sem açúcar ou algum chá para ressaca, que supostamente são recomendados para amenizar a dor de cabeça.
·         Molho branco e vermelho, queijos amarelos, frituras, leite e carne vermelha: após a ingestão de álcool, o pH do sangue fica mais ácido, então é recomendável evitar todos os alimentos que sejam ácidos e gordurosos.

3 – Quais as principais dicas para os foliões?
Se for ingerir bebida alcoólica durante o carnaval, o folião deve ter em mente que é de suma importância alimentar-se bem antes. Dessa forma, protege o estômago e proporciona uma resistência maior ao álcool. Beber bastante água é uma dica fundamental. Encha a cara de água. A ressaca é um sintoma de que o corpo precisa de água. Tome de 2 a 3 litros em cada dia do carnaval.

4 – No caso de ressaca, pode-se tomar paracetamol? Por quê?
Não. No caso de ressaca, não devemos fazer uso de paracetamol. Trata-se de medicação hepatotóxica, que ameniza a dor de cabeça, mas piora a situação do fígado. Caso a dor cabeça persista, o melhor medicamento a ser tomado é a dipirona sódica.

5 – É verdade que a melhor forma de curar a ressaca é ingerindo bebida alcóolica?
Não. Isso é mito. Em hospitais, a solução utilizada na pessoa alcoolizada tem como base o álcool, mas somente naquelas que são dependentes químicas. Essa é uma forma de reduzir os sintomas de abstinência.

6 – O que almoçar na quarta-feira de cinzas?
A refeição mais indicada para a quarta-feira de cinzas é um prato de massa integral sem molho, pão, legumes, atum em lata e frutas de sobremesa.

7 – Existe alguma forma de prevenir a azia?
Água da babata tem o poder de alcalinizar o estômago. O ideal é bater a batata com um pouco de água no liquidificar e tomar. O estômago já é um ambiente ácido, e a ingestão de álcool pode irritar a parede do órgão gerando uma gastrite. Esta mistura vai alcalinizar o estômago, contribuindo para neutralizar o ambiente. Mesmo as pessoas que não ingerem bebida alcóolica, mas têm desconforto no estômago esta é uma boa dica.

8 - Tomar uma colher azeite ajuda a prevenir a ressaca?
Verdade. Tomar uma colher azeite antes de sair para os blocos de carnaval é uma tática para diminuir a absorção de álcool pelo estômago, uma vez que ele vai impermeabilizar a sua mucosa.

9 – Devo tomar soro caseiro?
Sim, pois o soro é rico em sódio e glicose, que ajudam a evitar a desidratação. As pessoas podem utilizar o soro caseiro (receita abaixo). Porém, se o desconforto persistir, é importante procurar um médico o quanto antes e evitar a automedicação.

10 - Como fazer soro caseiro?
Diluir em um copo d'água filtrada uma pitada de sal e três pitadas de açúcar, e misturar bem. O consumo deve ser diretamente proporcional ao número de evacuações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário