terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

No mês em que completa 54 anos, CVV abre oportunidades para novos voluntários em todo o país





O CVV é uma das ONGs mais antigas em atividade no país, com 54 anos ininterruptos de atuação na prevenção do suicídio e apoio emocional de forma sigilosa e gratuita. O atendimento à população sempre foi feito exclusivamente por voluntários que passam por um processo de seleção e treinamento contínuo.
Segundo Carlos Correia, voluntário do CVV há 22 anos, atualmente a entidade conta com cerca de 2.200 voluntários em todo o Brasil, que prestam atendimento por telefone, chat, Skype, e-mail ou pessoalmente. “Cada pessoa encontra a melhor maneira de se abrir, encontrar o apoio desejado. Por isso, o CVV coloca à disposição todos esses meios de contato, para estar disponível quando e como formos procurados”, comenta o voluntário.
Em março, mês de aniversário do CVV, serão oferecidos cursos para seleção e capacitação de voluntários em diversos endereços em todo o país. É um treinamento gratuito e para participar basta ter pelo menos 18 anos de idade, quatro horas semanais para conseguir realizar plantões e disposição em ouvir as pessoas. Os interessados devem verificar os endereços e datas no site www.cvv.org.br, ligar no 141 ou procurar o posto do CVV mais próximo.
Carlos comemora, além dos próprios 54 anos de funcionamento, a conquista do 188 em setembro passado. “O 188 é o primeiro número telefônico sem custo de ligação para prevenção do suicídio. Conseguimos essa concessão do Ministério da Saúde por enquanto somente no estado do Rio Grande do Sul, mas pretendemos ampliar para todo o território nacional em breve”, explica. Nos demais estados do país, o CVV atende pelo 141 que opera com custo de ligação local.

Sobre o CVV
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Desde setembro de 2015 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente no estado do RS.
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Um comentário: