quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Dietas da moda trazem riscos à saúde dos adeptos





Especialista alerta sobre os riscos de seguir uma dieta sem orientação de um profissional.

Vira e mexe surge uma nova dieta fazendo o maior sucesso, ganhando corações e mentes, principalmente agora em que vivemos na era digital. É na internet, em especial nas redes sociais, que as pessoas postam e dão dicas sobre qualquer assunto, inclusive como emagrecer em tempo recorde. O mundo virtualtornou mais fácil o acesso à dieta das famosas ou aquelas de origens duvidosas e começá-las sem o acompanhamento de um profissional.Porém, isso pode trazer mais riscos que benefícios ao nosso corpo.
Cada organismo tem uma necessidade específica e reage de uma forma diferente aos estímulos. Segundo a nutricionista, Patrícia Cruz, as dietas da moda não se preocupam com o processo de reeducação alimentar, de resgatar o processo de comer, quando se tem fome, e parar de ingerir alimentos quando se está satisfeito.  “Esse tipo de dieta faz restrições severas e sem nenhuma comprovação científica robusta. Não leva em consideração o estilo de vida da pessoa, idade, gênero, preferências. Em geral, as dietas da moda são responsáveispor aumentar o risco de transtorno alimentar e deficiências nutricionais”, explica Patrícia.
Para a especialista, os primeiros passos para começar uma dieta saudável é procurar um nutricionista e depois discutir o objetivo dessa dieta saudável. “Muitos pacientes quando me procuram desejam comer de forma mais saudável somente. Sem ter preocupação com peso ou até mesmo um quadro clínico que exija cuidado. Já outros, desejam reduzir peso, melhorar a ‘performance’ durante o treino entre outros quadros. A conduta clínica do nutricionista sempre será fazer o paciente comer de forma mais saudável, levando em consideração os objetivos de cada um”, salienta a nutricionista.
Quando a dieta acontece sem o acompanhamento de um especialistao plano alimentar compatível com o estilo de vida e a demanda física do próprio organismosão deixados de lado e as pessoas acabam cometendo erros que podem ser cruciais para determinados ciclos da vida. “A nutrição é uma ciência, todas as condutas clínicas devem ser embasadas em evidências clínicas mundiais. Um adolescente que resolve fazer dieta e retirar o leite pode prejudicar sua fase de crescimento, sendo o cálcio um nutriente vital nesse momento da vida dele”, explica Patrícia.
Reduzir a quantidade de alimentos ou consumir alimentos da moda, não faz ninguém uma pessoa mais saudável. Reduções de peso em tempo muito pequeno estão relacionadas à restrição alimentar severa que,em um curto ou médio prazo, pode levar a episódios de compulsão alimentar. Além disso, lembra a nutriciaonista, “os erros que levaram ao ganho de peso não são corrigidos com as dietas da moda, o que ocasiona o reganho do peso perdido.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário