quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Na semana Mundial do Diabetes, rodoviária Tietê e Parque do Ibirapuera recebem mutirão para exame de glicemia


Ação promovida pela Novo Nordisk incentiva prevenção do diabetes

 

 Na próxima sexta-feira (13) e sábado (14), Dia Mundial do Diabetes, quem passar pela Rodoviária Tietê e pelo Parque do Ibirapuera poderá medir gratuitamente a glicemia (exame de ponta de dedo) e receber orientação sobre os riscos e prevenção do diabetes, além de dicas nutricionais e hábitos saudáveis.
As ações acontecem em parceria com a Associação Diabetes Brasil (ADJ) e fecham a série de atividades promovidas pela Novo Nordisk, empresa de saúde global líder nos cuidados com o diabetes no mundo, reforçando o Dia Mundial do Diabetes, que acontece no dia 14 de novembro.
Estima-se que cerca de 12 milhões de brasileiros tenham diabetes¹, mas somente a metade é diagnosticada. Para o futuro, a previsão é de que a doença atinja cerca de 19,2 milhões de pessoas no país até 2035². Portanto, entender os riscos e fazer a prevenção são medidas muito importantes à saúde.
Quem fizer o exame de glicemia no Parque do Ibirapuera também receberá um voucher para curtir um passeio de bicicleta durante uma hora. Além disso, promotores estarão no local distribuindo informações sobre a doença.
Para participar das ações basta o interessado ir até o local e preencher a ficha de inscrição mediante a ordem de chegada.


Sobre o diabetes
O diabetes ocorre quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina ou a produz de forma insuficiente, ou ainda quando há alteração da ação desta insulina no organismo. Estas alterações na produção ou ação da insulina causam aumento da glicemia (açúcar no sangue). A insulina é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que é um hormônio que age transportando a glicose do sangue (absorvida na alimentação) para dentro da célula, servindo como fonte de energia¹.
Existem tipos diferentes de diabetes. São eles:

Tipo 1
Na maioria dos casos, trata-se de uma doença autoimune, caracterizada pela destruição das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Este tipo é geralmente diagnosticado ainda na infância ou adolescência, mas pode surgir também em outras faixas etárias.
Tipo 2
É o mais comum e corresponde a 90% dos casos. Ocorre pela inexistência, insuficiência ou resistência à insulina (ação alterada da insulina). Cerca de 50% dos portadores de diabetes tipo 2 não sabem de sua condição, justamente pelos poucos sintomas que apresentam no início da doença.

Sobre o Dia Mundial do Diabetes
No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data, criada pela Federação Internacional do Diabetes e reconhecida pela ONU, serve para alertar a população sobre o aumento da doença ao redor do mundo e chamar atenção para a conscientização e a prevenção deste avanço.

Serviço – Dia Mundial do Diabetes
#calculeseurisco
Aferição de glicemia e orientação sobre a doença
Sexta-feira (13/11)
Rodoviária Tietê
Das 8h às 22h - Gratuito

Sábado (14/11)
Parque do Ibirapuera - Marquise
Das 9h às 17h - Gratuito

Referências bibliográficas
¹ - International Diabetes Federation IDF Diabetes Atlas update pôster, 6th edn. Brussels, Belgium. 2014.
² - International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas, 6th edn. Brussels, Belgium. 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário