quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Coração na Batida Certa

logo_coracao_alta.jpg   sobrac.jpg
Fibrilação Atrial, uma das principais causas do AVC, será alvo de campanha de prevenção das Arritmias Cardíacas

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) realiza a 9ª edição da campanha Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita – Coração na Batida Certa. As ações acontecerão em locais públicos, nas cinco regiões do País

Mais de 40 ações educativas serão realizadas no próximo dia 12 de Novembro, quando a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) comemora o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Esta será a 9ª edição da campanha CORAÇÃO NA BATIDA CERTA, que este ano contará com atividades públicas nas cinco regiões brasileiras. O objetivo da SOBRAC é alertar a população leiga e profissional sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que acomete mais de 20 milhões de brasileiros e é responsável pela morte súbita de mais de 300 mil pessoas todos os anos. “Entre as arritmias existentes, a Fibrilação Atrial é a mais prevalente na população mundial e brasileira, sobretudo em indivíduos com mais de 75 anos de idade. A principal consequência desta doença é o Acidente Vascular Cerebral – AVC/Derrame”, explica o cardiologista e Presidente da SOBRAC, Dr. Luiz Pereira de Magalhães.

A Fibrilação Atrial é caracterizada pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios do coração. A incidência é de 2,5% da população mundial, o que equivale a 175 milhões de pessoas. Sua principal consequência é o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Em seu estado normal (Ritmo Sinusal), o coração contrai ritmicamente, em consequência dos disparos elétricos de forma regular. Quando não há essa regularidade, ocorre uma perturbação do ritmo cardíaco, conhecida como arritmia. Se for rápida e totalmente irregular, pode estar relacionada à Fibrilação Atrial.

O caminho para o AVC inicia-se no momento em que os átrios perdem a capacidade de se contrair de forma ritmada, e começam a fibrilar, apresentando contrações desordenadas do músculo cardíaco. Assim, deixa de enviar de forma regular o sangue para o ventrículo. Ao ficar estagnado, pode criar grandes coágulos que, quando se soltam, entram na circulação sanguínea e bloqueiam as artérias do cérebro, o que provoca o AVC.

Visando alertar a população e entidades de saúde em diversas cidades brasileiras, cardiologistas associados à SOBRAC, estudantes de medicina e demais profissionais da área da saúde promoverão no dia 12 de Novembro palestras, com apresentações de vídeos, demonstrações de ressuscitação cardiopulmonar (parada cardíaca), com ou sem o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Haverá ainda explicações ao público leigo de como identificar a frequência cardíaca desregulada, através da medição do pulso radial. As ações da SOBRAC destacarão também a importância de medidas preventivas, hábitos saudáveis e orientações sobre exames médicos periódicos, que deve ser feito com um cardiologista ou, especificamente, com um especialista em arritmias cardíacas, o arritmologista.

Locais da campanha #coraçãonabatidacerta
Aeroportos, parques, shoppings centers, calçadões, academias, universidades, hospitais, praças, estádios de futebol, entre outros, serão palco das atividades da Campanha, cujo slogan de sustentação é “Não deixe seu coração sair do ritmo”.

Para o Presidente da SOBRAC, a campanha Coração na Batida Certa tem aspectos práticos e teóricos essenciais. Por um lado, instrui sobre a ressuscitação cardiopulmonar, o uso do DEA e orienta para a automedição do pulso; por outro, conscientiza a todos sobre a importância do diagnóstico, dos tratamentos e destaca as atitudes preventivas, de promoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e a introdução de uma alimentação saudável.

Sintomas
Palpitações ou “batedeiras”, desmaios, tonteiras, confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito são alguns dos principais sintomas de uma arritmia cardíaca. No entanto, algumas são assintomáticas, ou seja, não provocam nenhum dos sintomas descritos. Nesses casos, as arritmias podem desencadear uma parada cardíaca e levar à morte súbita – instantânea, inesperada, repentina e não acidental.

“Após a última pesquisa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, ficou ainda mais evidente que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou e este é um dos motivos para propagarmos a importância da prevenção de doenças, como as arritmias cardíacas, que tem alta taxa de incidência nos idosos” diz o cardiologista da SOBRAC. “Quando uma sociedade é bem informada, ela cuida melhor da sua saúde, coletiva e individualmente. Queremos contribuir para a conscientização de todos, como benefício social, educativo e até econômico, pois a prevenção é um modelo que reduz custos para a saúde, seja pública, seja privada”, explica Magalhães.

Maestro João Carlos Martins
Seguindo a tradição de ter grandes personagens como apoiadores da campanha Coração na Batida Certa, este ano a SOBRAC conta com o apoio do maestro João Carlos Martins, que cedeu sua imagem para a veiculação de uma peça institucional para a televisão, além de outras para a divulgação em diversas mídias.

Maestro João Carlos Martins | Campanha Coração na Batida Certa 2015 | SOBRAC #coraçãonabatidacerta

Minha História Com Arritmia Cardíaca
Além da participação do maestro João Carlos Martins, a Campanha criou ainda a série ‘Minha História com Arritmia Cardíaca’, onde algumas personalidades contaram suas histórias com a doença, ou fazem um incentivo à prevenção.

Os depoimentos foram dados pelo cantor e compositor Toquinho, pelo o ator e diretor Juca de Oliveira, pala atriz Cláudia Jimenez e pelo técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino Bernardinho.

Vídeos da série ‘Minha História com Arritmia Cardíaca’
Minha história com Arritmia Cardíaca – Depoimento do cantor e compositor Toquinho
Minha história com Arritmia Cardíaca – Depoimento do ator Juca de Oliveira
Minha História com Arritmia Cardíaca – Depoimento atriz Cláudia Jimenez
Minha História com Arritmia Cardíaca – Depoimentos Juca de Oliveira e Toquinho – juntos

Ação no Aeroporto de Congonhas (SP)
Também como reforço de conscientização e alerta, a SOBRAC realizou uma ação surpresa no Aeroporto de Congonhas (SP), com apoio da Infraero. O objetivo da ação foi verificar a reação das pessoas perante uma situação de parada cardíaca.
Congonhas (São Paulo) foi escolhido por representar um dos locais públicos de maior circulação diária de pessoas no Brasil: os aeroportos. Segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a média nacional mensal, de janeiro a março de 2015, que inclui os voos domésticos e internacionais, foi de 18,5 milhões de embarques e desembarques. No mesmo período, apenas no Aeroporto de Congonhas, o crescimento foi de 10% nos voos comerciais.
A simulação de parada cardíaca contou com a participação de um ator e chamou atenção dos espectadores para a situação. Como eles reagiram? O resultado você conferi aqui:

Este homem vai ter uma parada cardíaca | SOBRAC #coraçãonabatidacerta

Site da campanha CORAÇÃO NA BATIDA CERTA: www.sobrac.org/campanha
(ações, peças de comunicação e informações úteis sobre arritmias cardíacas e morte súbita).

Outros links de interesse:
Dados Sobre Morte Súbita

Infográfico 2015

Infográfico Completo Sobre Arritmias Cardíacas

Site SOBRAC: www.sobrac.org

#coraçãonabatidacerta

Redes Sociais SOBRAC:
fb.jpg    instagramicon_400x400.png   twitter-icon.png


Palavras-chave/#: #ArritmiaCardíaca #FibrilaçãoAtrial #Cardiologia #AVC #Derrame #MorteSúbita #Infarto #ParadaCardíaca #Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário