Campanha
de Recuperação de Crédito começa no próximo dia 23, às 8 horas, em Belo
Horizonte. Descontos podem chegar a 45%
Consumidores
que quiserem renegociar os débitos não podem perder os descontos atrativos e
parcelamentos oferecidos durante a Campanha de Recuperação de Crédito da Câmara
de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O mutirão será realizado
entre os dias 23 e 27 de novembro, das 8h às 18h, na sede da CDL/BH (Avenida
João Pinheiro, 495, Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG) e tem como
objetivo reduzir a inadimplência no mercado, recuperar o poder de crédito do
consumidor e aquecer as vendas no comércio. A campanha conta com o apoio do SPC
Brasil e do Sebrae.
O
consumidor que tiver pendências financeiras com as empresas participantes com
estande - Banco Mercantil, BDMG, Caixa Econômica Federal, Cartões Avista,
Dacasa Financeira, Excard, Grupo Supernosso, Leader Card, Óticas Diniz,
Supermercado BH e Unimed BH - e com várias outras que negociarão os débitos via
CDL/BH podem ter descontos de 45% sobre o valor corrigido para pagamento a
vista e parcelamento em até três vezes com descontos de até 35% sobre o valor
corrigido.
Para
renegociar - Para
fazer a renegociação o consumidor deve comparecer à sede da CDL/BH com o CPF e
um documento com foto (RG ou Carteira de Trabalho). Ele ainda pode obter mais
informações sobre a Campanha de Recuperação de Crédito em Belo Horizonte pelo
telefone (31) 3249-1555. Os lojistas podem entrar em contato no número (31)
3249-1666.
Segundo
o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, a campanha é uma grande oportunidade de o
consumidor negociar uma dívida com vantagens exclusivas, já que é feita frente
a frente com a empresa. "Dessa forma o acordo é mais satisfatório para
ambas as partes", disse. Ele lembra ainda que como cada empresa oferece
uma proposta individualizada, o resultado sempre é um bom acordo, com descontos
e possibilidades de parcelamento.
Inadimplência
- De acordo com o
último indicador de inadimplência da CDL/BH, o número de dívidas em atraso na
capital mineira cresceu 2,52% em outubro na comparação com o mês anterior. Este
é o maior índice de inadimplência dos últimos três anos, nesta base de
comparação (Out/Set).
Pesquisas
da CDL/BH apontaram que o desemprego, a queda no rendimento, a compra para
terceiros, a doença ou falecimento na família, a compra não planejada e a falta
de planejamento do orçamento são as principais causas que levam o consumidor a
não conseguir quitar as dívidas e com isso ficar inadimplente.
Em
Belo Horizonte, a falta de planejamento financeiro revelou um dado preocupante:
a maioria dos belo-horizontinos (54%) não realiza nenhum tipo de planejamento,
seja pessoal ou familiar. O índice é maior entre os consumidores de baixa renda
(66,7%) do sexo feminino (57,1%) e com idade entre 45 a 64 anos (63,2%).
Renda
comprometida - De
acordo com o presidente da CDL/BH o recomendável é que o consumidor comprometa
apenas 30% da sua renda com dívidas. Entretanto, a pesquisa da CDL/BH mostrou
que 11,1% dos consumidores da classe E e 3,6% da classe C/D comprometem mais de
100% da renda mensal familiar com parcelamentos ou financiamentos. "Esse
dado é alarmante, pois é insustentável e reflete a total falta de planejamento
financeiro desses consumidores e o aumento da inadimplência na capital",
afirma.
Entre
os entrevistados que seguem a recomendação da CDL/BH e comprometem até 30% da
sua renda o índice é maior entre os homens (66,6%) contra 55,5% das mulheres.
Entretanto, 13,3% deles comprometem mais de 100% da sua renda familiar, índice
que é inexistente entre as mulheres. Por faixa etária, está entre os jovens o
maior percentual (12,5%) de consumidores que deve mais do que recebe. Entre os
adultos de 25 a 44 anos este dado é de 4,2%.
Cartão
de crédito - A forma
de pagamento que mais leva o consumidor à inadimplência é o cartão de crédito.
Pesquisa da CDL/BH com 275 consumidores durante a campanha de recuperação de
crédito do ano passado realizada entre 24 e 28 de novembro, apontou que essa
forma de pagamento foi responsável pela inadimplência de 63,24% dos
entrevistados.
Agenda
Campanha
de Recuperação de Crédito da CDL/BH
Data: de 23 a 27 de novembro
Horário: das 8h às 18h
Local: CDL/BH - Avenida João Pinheiro, 495,
Bairro Funcionários,
Belo
Horizonte (MG)
Telefone
para informações aos consumidores:
(31) 3249-1555
Telefone
para informações aos empresários:
(31) 3249-1666
Relação
das empresas participantes no site www.cdlbh.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário