sexta-feira, 2 de outubro de 2015

DIA MUNDIAL DO ANIMAL: DROGAVET EXPLICA QUAIS OS BENEFÍCIOS MÚTUOS DA RELAÇÃO ENTRE DONOS E PETS





Além de diminuir o estresse e auxiliar na recuperação de pacientes em depressão, os animais de estimação também ajudam a ampliar a imunidade do ser humano

O dia 4 de outubro é conhecido, mundialmente, como o "Dia do Animal", mas no Brasil a data também celebra o "Dia do Cão\". Não por coincidência, a data escolhida é a mesma que da morte de São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia, e serve para reforçar a importância dos animais para os humanos. A paixão dos brasileiros pelo bichinho foi comprovada em uma pesquisa realizada, recentemente, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, junho/2015), que demonstra que cerca de 45% dos lares do País possuem cachorros e, em média, são quase dois pets por domicílio brasileiro.

Mais do que parceiros, os cães são responsáveis por trazerem inúmeros benefícios à saúde. "O cão é um dos únicos animais que ama mais o dono do que a si mesmo. Ele é um companheiro extremamente fiel e carinhoso, seja na alegria, na tristeza, na saúde e na doença, como nos votos para o casamento", brinca Andressa Felisbino, veterinária da DrogaVET - empresa pioneira no ramo e a maior rede de farmácias de manipulação veterinária do Brasil.

Ter um animal em casa significa, não apenas ter um ótimo companheiro para compartilhar bons momentos, mas também, desfrutar de uma série de benefícios comprovados cientificamente. "Nos últimos anos, muitos pacientes tem recorrido à 'pet terapia', método de interação entre pessoas e animais, como forma para auxiliar no tratamento e recuperação de doenças, como fibromialgia e câncer. Além disso, esse convívio diminui a percepção de dor e ansiedade no paciente", afirma a veterinária.

Andressa Felisbino elenca outros benefícios proporcionados pelos cãezinhos:

1. DIMINUI O ESTRESSE

Chegar em casa e ser recebido de uma maneira tão calorosa pelo fiel companheiro afasta qualquer tipo de problema relacionado ao dia a dia. "Brincar ou passear com o pet libera hormônios, como endorfina e dopamina, que auxiliam no relaxamento do corpo e diminuem a ansiedade, proporcionando uma noite muito mais tranquila", revela a especialista.

2. EVITA O ISOLAMENTO E DEPRESSÃO EM IDOSOS

A companhia de um animal de estimação é recomendada para pessoas mais velhas. "Os idosos tendem a ficar menos ativos e mais tempo dentro de casa, porém, com o cãozinho por perto, eles se exercitam mais. Além de precisar manter o ambiente limpo e sair para passear, o que impulsiona a interação social com outras pessoas provocada justamente por estar com o pet, deixando-os mais alegres e dispostos", ressalta Felisbino.

3. COMBATE DOENÇAS CARDÍACAS

É comprovado que donos de cachorros são menos propensos a doenças no coração devido ao estímulo do animal para a prática de exercícios. "Quem tem cão sabe que uma saída com o animal nunca demora apenas uns minutinhos. Principalmente quem mora em prédio ou em casa com quintal pequeno, na hora de passear, o animal se empolga, fica mais enérgico e a caminhada dura mais, isso traz muitos benefícios para a saúde física de ambos", afirma a veterinária.

4. AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO MENTAL E EMOCIONAL DE CRIANÇAS

Ter um cachorrinho em casa também é ótimo para o desenvolvimento das crianças. "Ter um animal de estimação ajuda a lidar com situações do dia a dia, como manter disciplina e ter responsabilidade. Outro lado positivo é que a presença do pet no ambiente auxilia na interação entre pessoas, principalmente no caso de crianças autistas, pois possuem muita dificuldade em se relacionar com outros indivíduos", relata Andressa.

5. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Pessoas que convivem com animais, podem se tornar mais resistentes a doenças. "Crianças e adultos que possuem um pet tem menos chances de desenvolver reações alérgicas a fungos e poeira. Isso acontece, porque, quando o seu organismo fica mais exposto, desenvolve mais glóbulos brancos, deixando o corpo ainda mais forte", orienta a veterinária.

Para os animais, a Andressa ressalta que o convívio com seres humanos é benéfico para o desenvolvimento comportamental do pet. "É importante que o bichinho se relacione com os humanos, isso evira diversos distúrbios de comportamento, como ansiedade e depressão\", finalizada a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário