segunda-feira, 5 de outubro de 2015

22 de Outubro é o Dia Nacional da Paralisia Cerebral




Exercícios reforçaram recuperação natural.
Rizotomia Dorsal Seletiva dá esperança para muitas crianças.

A paralisia cerebral é uma lesão que acontece, em geral, quando falta oxigênio no cérebro do bebê durante a gestação, no parto ou até dois anos após o nascimento - neste caso, pode ser provocada por traumatismos, envenenamentos ou doenças graves, como sarampo ou meningite.
Dependendo do local do cérebro onde ocorre a lesão e do número de células atingidas, a paralisia danifica o funcionamento de diferentes partes do corpo. A principal característica é a espasticidade, um desequilíbrio na contração muscular que causa tensão e inclui dificuldades de força e equilíbrio.
Em outras palavras, a lesão provoca alterações no tônus muscular e o comprometimento da coordenação motora, que podem ser melhorados através da fisioterapia.

Link para vídeo de Isabella sendo atendida pela Dra Regiane Krakauer Kuhn com alguns  dos exercícios aéreos propostos pelo método CME

Exercícios reforçaram recuperação natural. Rizotomia Dorsal Seletiva dá esperança para muitas crianças.
O método CME, da sigla Cuevas Medek Exercises, foi desenvolvido pelo chileno Ramón Cuevas. Segundo a fisioterapeuta Regiane Krakauer Kuhn, especialista no método, o CME difere dos métodos tradicionais de fisioterapia por diversos fatores. Entre eles, o choro e a vontade da criança não são impeditivos para a realização dos exercícios. "O que queremos é a resposta automática do corpo contra a gravidade."
A prática causa estranheza no primeiro momento, pois grande parte dos exercícios é aérea. Mas impressiona ver crianças com desenvolvimento motor atrasado se equilibrar em tábuas de madeira ou fazer poses de bailarina. Outro diferencial é o estímulo para que os pais façam os exercícios em casa com a criança. "A participação da família é essencial para se alcançar os resultados", destaca Regiane.
O princípio fundamental é baseado no fato de que as crianças que possuem comprometimento no desenvolvimento precisam reforçar o potencial de recuperação natural. "Em casos de encefalopatia crônica, cerca de 80% do cérebro não se lesiona, mas ele fica imaturo e precisa ter a capacidade de regeneração estimulada", explica a fisioterapeuta Regiane Krakauer Kuhn.
Outra esperança para as crianças portadoras de paralisia cerebral,  com comprometimento motor, é a  Rizotomia Dorsal Seletiva, um procedimento feito pelo Dr. TS Park, um dos maiores neurocirurgiões dos Estados Unidos.

A Rizotomia Dorsal é um procedimento cirúrgico realizado nas raízes nervosas sensoriais que saem da medula, com a finalidade de diminuir a espasticidade dos membros inferiores.  Pela complexidade, ela é indicada para pacientes com alto grau de rigidez nas pernas, sem prognóstico de marcha. 

Entretanto, as crianças operadas pelo  Dr. TS Park  muitas  vezes já andam, mas com dificuldades, como ponta dos pés, com apoios ou são cadeirantes com bom prognostico de marcha. Por isso esta  cirurgia denomina-se  Rizotomia Dorsal Seletiva.

Uma das pacientes da Dr. Regiane foi submetida ao tratamento em julho de 2015.  Apenas dois meses após a cirurgia, os ganhos são:

·         AUSENCIA DE ESPASTICIDADE
·         INICIO DE FLEXÃO ATIVA DOS JOELHOS;
·         INICIO DE MOVIMENTAÇÃO ATIVA DO TORNOZELO;
·         MOVIMENTAÇÃO ATIVA DOS DEDOS DOS PÉS.
( ARTELHOS)


Para maiores informações sobre o procedimento:

REGIANE KRAKAUER KUHN - Fisioterapeuta  -Crefito 3/ 5710 F. CME I I I  (Cuevas Medek Exercises). Especialista pelo Método Bobath. Especialista em RPG/RPM. TherapyTaping

FISIOCLINICA ABC
www.fisioclinicaabc.com.br - Fone: 11. 49927327
Rua Siqueira Campos, 367 – Santo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário