quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Estudos clínicos crescem no Brasil para investigação de tratamentos de doenças




Centros  de  pesquisa  em São Paulo oferecem vagas para tratamentos em diferentes áreas, como alergias respiratórias, imunologia e endocrinologia 
O Brasil vem ganhando destaque mundial no desenvolvimento de estudos clínicos. Segundo o  Clinical Trials, o mais importante mapeamento realizados no mundo, o Brasil é o país com a maior quantidade de  pesquisas  desse tipo na América Latina, com 4509 iniciativas cadastradas, bem à frente da Argentina, que aparece na segunda colocação, com 899 estudos.
“Hoje, os  centros  de  pesquisa estão altamente profissionalizados, atuando com regras rígidas, com recursos humanos altamente especializados e estruturas de primeira linha”, informa Fábio Castro, alergista, imunologista e pesquisador do Instituto de Medicina Avançada (IMA), um dos centros especializados em estudos clínicos de São Paulo (SP).
Para o especialista, um estudo clínico é importante para a saúde pública, permitindo acesso a novos medicamentos com grande potencial de eficácia, além de um controle rígido de doenças. “Realizamos estudos nacionais e internacionais em diferentes áreas, como alergias respiratórias, imunologia, endocrinologia, reumatologia e cardiologia”, afirma.
Importância para o tratamento
Segundo a Associação de Organizações Representativas de Pesquisas Clínicas (Abracro), além de gerar conhecimento para o tratamento de diversos tipos de doenças, a participação em um estudo clínico é uma oportunidade para pacientes terem acesso a medicamentos inovadores ainda não disponíveis no mercado. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, as pesquisas não são voltadas apenas a doenças como câncer e HIV, mas também a problemas de saúde corriqueiros, como as doenças de inverno. Tratamentos para patologias que acometem boa parte da população, como rinite alérgica, resfriado e gripe também fazem parte daspesquisas realizadas.
Na cidade de São Paulo, alguns centros de saúde realizam estudos clínicos. Por exemplo: Instituto de Medicina Avançada (IMA Brasil); Hospital Nipo Brasileiro; e Fundação José Luiz Egydio Setúbal / Hospital Infantil Sabará. Os selecionados pelos  centros  de  pesquisarecebem atendimento médico, fazem exames clínicos e/ou laboratoriais além de responderem a questionários para participação de estudo.
 
Alguns  centros  de  pesquisa  em São Paulo:
Instituto de Medicina Avançada (IMA Brasil) - (11) 3863-9156
Hospital Nipo Brasileiro - (11)   2633-2412
Fundação José Luiz Egydio Setúbal - Hospital Infantil Sabará - (11) 2155-9364/9358

Nenhum comentário:

Postar um comentário