sábado, 26 de setembro de 2015

CONSUMIDORES ESTÃO INSATISFEITOS COM AS COMPANHIAS AÉREAS





Os serviços das companhias aéreas brasileiras não estão deixando os consumidores muito satisfeitos. Prova disso é a queda de 5,9pp no Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM, de agosto, quando o setor de aviação registrou 57,7% de avaliação positiva contra os 61,6% do mês anterior.
De acordo com o estudo, a avaliação teve retração em três dos quatro players pesquisador – Tam, Gol, Azul e Avianca – e se deve a cancelamentos de voos por problemas em aeronaves e dificuldades na compra de passagens pela internet.
Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados pela internet, o INSC – que fechou com agosto em queda de 1,3pp (de 55,3% em julho para 54%) – pesquisa mensalmente 92 empresas de 23 setores da economia.
Os setores que tiveram alta em agosto foram os bancos (+ 3,1pp), seguradoras (+ 0,5pp), hospitais & laboratórios (+ 0,4pp), saneamento básico (+ 0,8pp) e gás (+ 1,5pp).
Além das companhias aéreas, todos os demais setores registram queda na satisfação dos consumidores: energia elétrica (a maior retração, com – 9,8pp), supermercados (- 1,6pp), lojas de departamento (- 2,5pp), vestuário (- 0,7pp), drogarias (- 2,7pp), indústria automobilística (- 3pp), eletroeletrônicos (- 1,1pp), indústria digital (- 4,5pp), personal care (- 0,4pp), bebidas (- 2,6pp), indústria alimentícia (- 6,4pp), bens de consumo (- 4,4pp), comunicações (- 1,1pp), convênios médicos (- 1,5pp), transportes metropolitanos (- 1,4pp), indústria farmacêutica (- 0,3pp) e construtoras (- 8,6pp).

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