"Todo
cuidado é pouco na hora de pagar o boleto bancário", revela Cristiano
Diehl Xavier, especialista tributário e sócio do Xavier Advogados. A
afirmação vem ao encontro de um novo golpe que está causando prejuízo aos
consumidores. "É preciso analisar todas as informações que constam no
documento, seja ele online ou impresso. Além do valor a ser pago, as pessoas
têm que analisar se o número do código de barra corresponde ao da parte de
cima da fatura, por exemplo".
Nos casos de fraude, o advogado aconselha que a empresa
responsável pela emissão do boleto seja acionada. Para os casos onde o
consumidor ainda sinta-se prejudicado, o aconselhável é procurar o PROCON.
"Se ainda se sentir lesado, o cliente pode optar pelo ingresso na
justiça e mesmo que demore, o ideal é ir até o fim para que os culpados sejam
responsabilizados", acrescenta. Xavier explica que as fraudes são mais
comuns do que se imagina e que podem ocorrer também na emissão de segunda via
dos boletos, além da abordagem por telefone, ação comum por parte de estelionatários.
"Jamais passe dados ou informações para estranhos, menos ainda por
telefone. Além disso, esteja sempre atento a tudo e desconfie quando as
propostas forem irrecusáveis", conclui.
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