terça-feira, 7 de abril de 2015

Prevenção do Suicídio é tema de debate no Centro de São Paulo




Iniciativa do CVV faz parte da programação da Virada da Saúde
O CVV, ONG que atua há 53 anos na prevenção do suicídio, promove nessa sexta-feria, 10 de abril, um debate sobre o tão polêmico assunto. Estarão reunidos a médica psiquiatra Dra. Alexandrina Meleiro, a jornalista editora de saúde da Folha de S.Paulo Claudia Collucci, e o membro do Conselho Diretor do CVV e do Befrienders Worldwide Robert Paris.
O suicídio mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos e o triplo disso tenta tirar a própria vida. É visto como um problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde e tem aumentado no Brasil, especialmente entre a população jovem.
A boa notícia é que pelo menos nove em cada dez casos podem ser prevenidos com medidas simples e de baixo custo. A maior barreira à prevenção ainda é o preconceito. A falta de discussões abertas e consistentes é um problema mundial e bastante forte no Brasil, com ausência do tema em ambientes públicos, dentro dos lares, nas escolas e nas rodas de amigos.
O debate é gratuito, aberto ao público e faz parte da programação da Virada da Saúde que ocorre na capital paulista entre os dias 7 e 12 de abril.

 
Debate sobre prevenção do suicídio
Local: Rua Rêgo Freitas, 542 – Matilha Cultural – Centro de São Paulo
           Próximo à Rua Amaral Gurgel / Metrô República
Data: 10 de abril de 2015 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Debatedores: Dra. Alexandrina Meleiro, médica psiquiatra
                     Claudia Collucci, jornalista, editora de saúde da Folha de S.Paulo
                     Robert Paris, membro do Conselho Diretor do CVV e do Befrienders Worldwide
Mais informações: http://viradadasaude.org.br/atividades/roda-de-conversa-saude-mental-e-emocional/
Sobre o CVV
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
Outras informações também podem ser obtidas na nossa página www.facebook.com/cvv141
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário